Rato é encontrado dentro de garrafa de Coca-Cola retornável em 2017 #boato

Boato – Um rato foi encontrado dentro de uma garrafa de Coca-Cola retornável. Coca-Cola foi vendida com um rato dentro em 2017.

Lá pelos idos de 2013 (no primeiro ano de história do Boatos.org), um caso nos chamou atenção. À época, um vídeo de uma reportagem da TV Record apontava que um homem havia ficado doente após beber uma Coca-Cola com uma cabeça de rato dentro.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Na época que a história viralizou (na verdade, continua circulando até hoje), demoramos um bocado para fazer o desmentido. Só meses depois, quando a Justiça decidiu que a garrafa havia sido violada é que fizemos um texto. Os anos se passaram e outra história apareceu. Desta vez, porém, vamos cortar o mal pela raiz.

Circula na internet uma foto de uma garrafa de Coca-Cola de 2 litros com um rato inteiro dentro. No Facebook, a imagem está sendo compartilhada com comentários do tipo “que nojo”, “nunca mais bebo Coca-Cola” etc. Em uma das postagens, a pessoa diz que o caso aconteceu em Barra Mansa (RJ). Leia:

Print da notícia falsa que fala que um rato foi encontrado dentro de uma Coca-Cola
Print da notícia falsa que fala que um rato foi encontrado dentro de uma Coca-Cola

Pelo WhatsApp, alguns áudios foram compartilhados junto com a imagem. A história é narrada por uma pessoa que parece ser vizinha da pessoa que encontrou o rato no refrigerante. Por sinal, não é dito o local onde o caso teria acontecido. Leia transcrição do arquivo:

Mãe, olha só o que acharam dentro da Coca-Cola retornável: um rato! A gente via na internet e achava que era tudo mentira, mas agora vê que não é mentira não, é mito não. A “Bizuzu” foi comprar uma Coca-Cola lá na mercearia, Coca-Cola lacrada, fechadinha, e foi para casa. Na mesma hora ela voltou, se tremendo todinha e com ânsia de vômito. Ela disse “mulher olha aí o que tem nessa Coca-Cola”.

Fiquei até com medo de pegar a garrafa quando ela falou que tinha um rato, eu não acreditei não. Ela disse que pegou a Coca-Cola normal e, em cima, não dava para ver que tinha rato. Quando ela destapou a Coca-Cola, que fez aquele xii, que saiu o gás, aí o rato subiu também. Quando ela disse que virou para poder botar no copo. Tava o rato.

Ave Maria, fiquei com tanto nojo que nunca mais na minha vida vou beber Coca-Cola. Fiquei com nojo e com medo. Agora eu acredito que é verdade porque aconteceu aqui na porta da gente. Não é mentira não, é verdade mesmo.

Rato foi encontrado em garrafa de Coca-Cola retornável?

De fato, ficamos muito curiosos com o que poderia ter acontecido no tal caso. Será mesmo que, desta vez, um rato teria sido encontrado dentro da garrafa lacrada de Coca-Cola? De acordo com os indícios, a resposta é não. Vamos aos fatos.

As histórias que circulam na internet seguem aquele enredo básico de boatos online. Tanto o post do Facebook como a história do WhatsApp têm caráter alarmista, informações vagas e erros de português. Esses sinais já nos deixam desconfiados.

A “versão Facebook” é descartada já no primeiro contato que fizemos com a Coca-Cola para saber mais sobre o caso. De acordo com a empresa, a acusação de que o rato estaria com a Coca-Cola aconteceu em Goiás, na cidade de Pedregal. Leia parte da nota da empresa:

O caso aconteceu em Pedregal/GO. O ponto de venda entrou em contato com o fabricante local, a Brasal Refrigerantes, que recolheu a garrafa. A embalagem estava aberta, ou seja, com o lacre da tampa rompido. Segundo o responsável pelo ponto de venda, a consumidora devolveu a garrafa dessa forma, aberta, com o animal dentro.

A Brasal garante que todas as normas de segurança foram seguidas tanto na lavagem da embalagem retornável como no enchimento da garrafa.  Não há possibilidade da presença de um corpo estranho durante esse processo.

Há um ponto importante: o áudio aponta que a presença do rato foi percebida apenas quando a garrafa foi aberta e o “gás” saiu. Porém, a foto que circula online não consegue mostrar com clareza a violação no lacre. Veja a comparação da imagem que circula online com a tirada depois que a garrafa foi entregue (enviada pela assessoria da Coca-Cola).

Foto da garrafa tirada depois que foi entregue
Foto da garrafa tirada depois que foi entregue
Foto da garrafa que circula online e mostra o lacre violado
Foto da garrafa que circula online e mostra o lacre violado

Para além disso, a empresa enviou para o Boatos.org um vídeo que mostra como é processo de enchimento das garrafas. De acordo com a filmagem, a garrafa é enchida por um duto de 4mm de diâmetro. Ou seja, não teria como um rato atravessa o duto. Assista:

Resumindo: o fato de a fotografia com o rato dentro da garrafa de Coca-Cola ter sido tirado com o lacre violado (apesar de a foto que circula online maquiar isso) praticamente acaba com a chance da pessoa que acusa a empresa de provar que o animal estava lá com a garrafa lacrada. Assim como no caso de 2013, a história é só mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

9 comentários em “Rato é encontrado dentro de garrafa de Coca-Cola retornável em 2017 #boato

  • 21/02/2018 em 14:10
    Permalink

    Tú acha que a coca-cola iria deixar barato? Quem me garante de que eles não abriram o lacre para desacreditar o podre homem?

    Resposta
  • 09/01/2018 em 12:09
    Permalink

    Porque não fazem uma reportagem se a Coca-Cola leva COCAÍNA na sua formula Ultra secreta?? Rato é o de menos!

    Resposta
    • 13/01/2018 em 15:02
      Permalink

      essa formula q a gente bebe hj eh a a segunda ,
      A primeira que foi vendida à 25 mil doleta tinha altas drogas….. incluindo COCAÍNA

      Resposta
  • 07/01/2018 em 19:17
    Permalink

    Não sei não, mas em minha cidade um rapaz encontrou uma embalagem de bala dentro de uma Coca pequena lacrada. Se pode ter plástico de bala, acho que pode ter qualquer coisa.

    Resposta
    • 09/01/2018 em 21:26
      Permalink

      Tem sim eu comprei uma ainda esta lacrada tenho a nota fiscal e tem um saco plastico dentro

      Resposta
      • 15/01/2018 em 18:43
        Permalink

        Imagine quantos casos desses deve haver por aí. Seja rato, lixo ou outro objeto qualquer, é um absurdo!

        Resposta
  • 13/11/2017 em 15:42
    Permalink

    Num sei porque pode haver sim pode ser sabotagem de algum funcionário colocar um ratinho pra prejudicar a empresa. Pode num cair normalmente mas algum funcionário pode ter colocado

    Resposta
    • 09/01/2018 em 21:30
      Permalink

      Ne……eu semprei tomei coca-cola mas que esta terrivel agora,apos achar esse saco plastico la

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)