Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Radar aplica multa automática para farol apagado #boato

Radar aplica multa automática para farol apagado #boato

Boato – Governo usa sistema inteligente para multar automaticamente veículos com o farol desligado durante o dia.

Os motoristas ainda estão se acostumando a nova lei do farol baixo obrigatório durante o dia nas rodovias brasileiras. A norma que entrou em vigor no dia 08 de julho continua dando o que falar. Muitos motoristas ainda não a têm obedecido devidamente e as reclamações não param.

Balela afirma que o governo está utilizando sistema automático para multar motoristas com farol desligado
Balela afirma que o governo está utilizando sistema automático para multar motoristas com farol desligado

Como toda situação controversa, a obrigatoriedade dos faróis acesos de dia já fez o tema virar boato. Há uma semana desmentimos aqui a balela de que a lei tinha sido derrubada pelo Supremo Tribunal Federal. Agora, a notícia que está se espalhando rápido pelo Facebook é que o governo usa um sistema automático para multar os motoristas que não estão com os faróis ligados.

Um vídeo compartilhado na rede social e visto por quase cinco mil pessoas mostra como o sistema funciona, reconhecendo as placas dos veículos e registrando automaticamente a multa. Com as imagens, a legenda em tom de denúncia:

Máquina Caça Níquel do governo

Se você pensou que para ser multado era só se policial te visse com o farol desligado, saiba que não.

O sistema é automático…

Os radares estão aplicando multas para veículos com farol desligado?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Parece cena de CSI, e estão dizendo que é um método, muito “esperto”, de o governo pegar os motoristas com o farol desligado, mas não é nada disso. As imagens que estão revoltando condutores por aí são de câmeras de monitoramento do trânsito, cuja função é reconhecer a placa dos veículos e checar se há alguma infração registrada no Banco de Dados ligado ao sistema.

Parece difícil, mas o processo é bem simples. As câmeras instaladas nas vias registram as placas e automaticamente procuram por reportes de roubo, IPVA atrasado, multas não pagas, qualquer infração que esteja salva nos Bancos de Dados das autoridades. Se houver alguma irregularidade o sistema alerta os fiscais de trânsito.

O sistema é de fato inteligente, mas para por aí. Ele não é capaz de julgar o farol ligado ou desligado porque está programado para reconhecer os caracteres da placa e fazer a triagem com as informações de banco, só isso. Não se trata de um scanner completo do carro que avalia o veículo todo. Nesse link vocês podem entender um pouco mais sobre o sistema OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres) que ajuda no monitoramento.

Por sua vez, a fiscalização de veículos com faróis apagados e acesos está sendo feita por agentes do Departamento de Estrada e Rodagem (DER) e pelas câmeras, mas a autuação de multas só é realizada pelos fiscais, não são automáticas. Claro, esses mesmos fiscais utilizam as imagens como prova e até acompanham o monitoramento ao vivo. É a tecnologia ajudando o trabalho humano, mas neste caso não o faz completamente sozinha.

Não é incomum que conspiracionistas acreditem no “poder” que o governo tem sobre nós por causa da quantidade de câmeras espalhadas por aí. Elas existem, estão realmente de “olho”, mas não estão aplicando multas automáticas por causa do farol apagado. Isso é boato. No fim, para evitar a multa é bem simples – circule nas rodovias com o farol baixo aceso.