Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ponte Pedra do Cavalo, na Bahia, está prestes a cair por causa de rachaduras #boato

Ponte Pedra do Cavalo, na Bahia, está prestes a cair por causa de rachaduras #boato

Boato – Ponte Pedra do Cavalo, no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano (Bahia), está com diversas rachaduras e, por isso, está prestes a cair.

Nos últimos dias, muitos baianos têm ficado apreensivos com uma “tragédia” que estaria em iminência. De acordo com as informações que circulam na internet, a ponte próxima à barragem Pedra do Cavalo, no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, está prestes a cair.

O alerta que aponta para a ponte Pedra do Cavalo pede cuidado “pra quem for viajar nesse período de festas” e diz que “tinha uns técnicos hoje no local analisando”. Junto à mensagem, circulam imagens das rachaduras no asfalto do local, que fica sobre o Rio Paraguaçu, na BR-101. Leia o que diz as mensagens:

Versão 1: Tragédia anunciada pedra do cavalo Pra quem for viajar nesse período de festas. BR 101 antes da entrada de muritiba. Avisem aí para seus contatos, amigos, parentes etc. Tinha uns técnicos hj no local analisando aí em baixo

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 2: quem for viajar nesse período de festas. BR 101 antes da entrada de muritiba Ponte pedra do cavalo. Versão 3:Pra quem for viajar nesse período de festas. BR 101 Tinha uns técnicos hj no local analisando aí em baixo da na Pedra do cavalo , mim Mandaro no Wadsap falaram que era na BR 101. Olhe Antes de Viaja e tome cuidado

Ponte Pedra do Cavalo, na Bahia, está prestes a cair por causa de rachaduras?

De forma totalmente compreensiva, muita gente se apavorou com as imagens das rachaduras compartilhadas na internet. Porém, não é verdade que a ponte Pedra do Cavalo está prestes a cair. Sem mais delongas, vamos entender os porquês.

Antes de começar, temos que reconhecer que as rachaduras impressionam. Bom, de fato, a ponte está com rachaduras, mas a história é resultado de informações exageradas com informações falsas, a começar pela primeira imagem. Pois bem, de fato, ela é do local. Porém, as rachaduras presentes nela não oferecem riscos.

Quando as imagens ganharam repercussão na internet, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Bahia se pronunciou sobre o assunto e informou que se trata de um elemento estrutural. Ocorre que, com a dilatação natural do concreto, existe um afastamento ou aproximação entre as placas do tabuleiro, abrindo ou fechando nas juntas de dilatação. Segundo o órgão, as rachaduras não representam nenhum dado ou risco.

Dito isso, saiba que a segunda imagem, que mostra o que seria um ângulo diferente da rachadura, sequer é da Bahia. Na realidade, a imagem é da Ponte Rio-Niterói, no Rio e já é figurinha carimbada no mundo da boataria. Por sinal, essa mesma imagem já foi atribuída a diversos locais. Ou seja, não tem nada a ver com a Pedra do Cavalo.

Ponte Rio-Niterói é tragédia anunciada por causa de rachadura #boato

Foto de ponte rachada mostra que está prestes a cair #boato

Ponte Rio-Niterói pode cair por ter rachadura enorme #boato

Com isso, podemos afirmar que a ponte Pedra do Cavalo, na Bahia, não está prestes a cair (pelo menos não por causa da rachadura, ou melhor, da junta de dilatação) e que, para aumentar o drama, muita gente está compartilhando a foto de uma ponte no Rio de Janeiro. Enfim, tudo não passa de mais um boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.