Polícia Militar do Rio de Janeiro vai entrar em greve #boato

Atualizado em 10/02: como havíamos adiantado, não há greve de policiais no Rio de Janeiro. As redes sociais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro desmente quaisquer rumores publicados sobre o assunto.

Boato – Policiais militares do Rio de Janeiro vão entrar em greve a partir do dia 10 de fevereiro de 2017. O rio vai virar o caos.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Quem acompanha a situação no Estado do Espírito Santo consegue perceber a que ponto a violência urbana pode chegar sem a polícia nas ruas. Pois bem, um texto que circula online aponta que a situação pode ficar pior ainda.

Polícia Militar do Rio de Janeiro vai fazer greve, diz boato
Polícia Militar do Rio de Janeiro vai fazer greve, diz boato

O texto, que circula em uma imagem via WhatsApp e Facebook aponta que os policiais militares do Rio de Janeiro devem fazer a mesma coisa que os seus colegas do estado vizinho. O texto aponta que há uma greve marcada para o dia 10 de fevereiro. Leia o texto que circula online:

*ATENÇÃO* ACABOU O AMOR �� Isso é muito sério! Não é boato. Os grupos já estão se organizando no whatsapp. Não saiam de casa. Não abram suas lojas.

População do Rio de Janeiro: Não saia de casa à partir do dia 10/02/2017 às 6:00 da manhã! Familiares de policiais, inativos e pensionistas estarão impedindo a saída de viaturas dos batalhões assim como no Espírito Santo. O Rio vai virar o caos!!!! Agora é guerra.“

Outra versão do texto é uma imagem que mostra o seguinte:

Nota de esclarecimento dos policiais militares

No dia 10 de fevereiro de 2017, às 06:00am os Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro, estarão impedidos através dos seus familiares de pegarem suas viaturas. O governo do Estado do Rio de Janeiro, não realizou os pagamentos dos Militares e as reivindicações são: Salários em dia, 13º a ser pago, RAS Olímpico, Metas, Insalubridades, Periculosidade e Adicional Noturno.

Uma terceira versão mostra o seguinte:

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – Comando Geral – Gabinete do Diretor – Ref. Greve dos Policiais Militares Ativos e Inativos do Estado do RJ

1 – Ciente; 2 – Trata-se de uma greve geral lícita por motivos específicos requerendo o pagamento ref. aos meses de DEZ/16, JAN/17, FEV/17, 2ª parcela do 13º Salário/16, Periculosidade, Insalubridades e Auxílio Invalidez; 3 – Encaminhe-se a DPA/SP e DGP para conhecimento e apreciação quanto ao pleito; 4 – Encaminhe ofício às redes audiovisuais, com o específico fito de informação para que toda a população do Estado do Rio de Janeiro se previna, e evitem sair as ruas a partir dia 10/02/2017; 5 – Publique-se.

CQ, em 07 de fevereiro de 2017 – Coronel PM Wolney Dias – Comandante Geral da PMERJ

Polícia Militar do Rio de Janeiro vai entrar em greve?

É claro que o texto causou pânico geral, pelo menos na internet. Mas será mesmo que é verdade que os policiais estão planejando entrar em greve no dia 10 de fevereiro de 2017. A resposta é não. Vamos aos fatos.

Quando a informação surgiu online, a gente até ficou com uma pulga atrás da orelha por causa da publicação da notícia que familiares estão planejando um protesto no Rio de Janeiro para o dia 10 de fevereiro. Porém, o protesto é uma coisa. A greve é outra.

Para além do fato do texto estar um tanto quanto estranho (com diversos erros de português), a própria PM do Rio de Janeiro divulgou, por meio do Facebook, que os documentos são falsos: “São FALSOS esses documentos que estão circulando nas redes sociais. #eboato #falso”, diz.

Resumindo: a história que aponta que policiais do Rio de Janeiro vão entrar em greve é falsa. Já foi desmentida pela própria Polícia Militar do Rio de Janeiro. Vale lembrar que a Constituição de 1988 aponta que greve de militares é ilegal.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

6 comentários em “Polícia Militar do Rio de Janeiro vai entrar em greve #boato

  • 10/02/2017 em 01:03
    Permalink

    O boato ja começou la em Volta Redonda no 28 BPM.

    Resposta
  • 09/02/2017 em 09:42
    Permalink

    Boato???
    O Comando pode dizer o que quiser, mas estamos todos cansados: nós (a população), os policiais, familiares… Já aturaram é muito! Antes de não receber salários foram sucateados de todas as formas! Deus proteja minha cidade, mas eu apoio a polícia!

    Resposta
  • 08/02/2017 em 10:29
    Permalink

    Ok, não haverá greve dos PMs, mas e os familiares? Farão ou não o protesto para impedir as saídas do batalhão? Alguém tem informações sobre isso? A publicação, não esclareceu essa parte.

    Resposta
  • 07/02/2017 em 20:00
    Permalink

    Diversos familiares de policiais já confirmaram que o movimento irá acontecer sim.
    Vejo como certa irresponsabilidade colocar isso como boato, pois na hora que as pessoas estiverem sendo atacadas nas ruas pela falta de policiamento quero ver como os senhores reagirão e divulgarão a verdade!

    Resposta
    • 08/02/2017 em 16:56
      Permalink

      Gente ninguém pensou que é perigoso, ir para rua mostrar a cara? Colocar em risco a própria família do PM? Esses bandidos matam policial a torto e a direito, e o cara vai deixar os familiares fazerem o protesto, só louco meu. É dar de bandeja a família pro marginal. Deve ter um outro jeito. E tem um detalhe depois que esses caras descerem pro asfalto, pra colocar ordem de novo vai ser difícil. Vai sofrer todo mundo.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)