Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > 45 mil pescadores recebem seguro-defeso em Brasília, DF #boato

45 mil pescadores recebem seguro-defeso em Brasília, DF #boato

Boato – Levantamento do governo Temer aponta que 45 mil pescadores receberam um salário mínimo por mês de seguro-defeso em Brasília e Distrito Federal.

Desde que assumiu definitivamente o governo, o presidente Michel Temer e sua equipe de ministros têm tentado levantar dados em relação a eventuais desvios em benefícios concedido pelos governos de Lula e Dilma.

Brasília tem 45 mil pescadores recebendo seguro-defeso, diz boato
Brasília tem 45 mil pescadores recebendo seguro-defeso, diz boato

No meio dessa caça às bruxas para economizar recursos, um dado chamou atenção. Publicado no blog da jornalista do O Globo Míriam Leitão, uma declaração do ministro Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil, aponta que 45 mil pescadores recebem o seguro-defeso só no Distrito Federal. Detalhe: cidade tem apenas um lago: o Paranoá, onde, teoricamente, nem cabem 45 mil pescadores. Leia:

— Chutem quantos pescadores existem em Brasília? Chutem alto. Vocês não chegarão ao número: Brasília, que tem o Lago Paranoá tem 45 mil pescadores recebendo auxílio-defeso. Há outros ralos. Só numa primeira verificação o ministro Osmar Terra achou 10 mil fantasmas na Bolsa Família. Ao todo, achamos que poderemos economizar R$ 35 bilhões com o esforço de gestão para tapar os ralos — disse o ministro.

A informação apareceu no meio do texto, mas chamou tanta atenção que blogs a favor de uma política mais liberal e contra os governos ditos de esquerda publicaram informação com destaque. Leia um dos textos que circulam online.

Revisão exibe 45 mil falsos pescadores beneficiados e 10 mil fantasmas no Bolsa Família

Os números do seguro-defeso chamam a atenção. O benefício é concedido a pescadores que param as suas atividades na época da desova dos peixes. O levantamento identificou que em Brasília há 45 mil pescadores recebendo o seguro. É um número exorbitante para o distrito, que tem apenas o lago Paranoá e alguns rios.

Para ajudar a identificar e corrigir os vários tipos de ralos, o governo também está unificando cadastros e banco de dados.

45 mil pescadores recebem seguro-defeso em Brasília e no DF?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

É claro que a informação chamou atenção na internet. Mas será mesmo que existem 45 mil pessoas recebendo auxílio-defeso no Distrito Federal? A resposta é não. Para você entender, vamos aos fatos.

Antes de tudo, vamos explicar o que que é o seguro-defeso. Em alguns meses do ano, pescadores são impedidos de realizar a sua atividade por questões ambientais. Em contrapartida ao impedimento, eles recebem um salário mínimo por até cinco meses por ano. O estado com maior número de beneficiários é o Pará seguido do Maranhão.

Em contrapartida, a Unidade da Federação que tem o menor número de pessoas recebendo o benefício é o DF. Agora uma pergunta para vocês. Quantos pescadores recebem o auxílio no Distrito Federal e em Brasília?

a) 45 mil
b) 22

Se você, assim como Eliseu Padilha, disse 45 mil, errou. Dados do Portal da Transparência apontam que, em 2015, 22 pescadores receberam o benefício. O total gasto foi de R$ 68.136,00. Fazendo uma comparação maldosa esse valor deve pagar mais ou menos os dois salários de um ministro do STF. Detalhe: se você olhar a região da atividade, vai ver que nenhum deles “pescava no Paranoá”.

É difícil dizer de onde saiu a informação de 45.000 pescadores. Se foi Osmar Terra que passou erroneamente para Eliseu Padilha, se foi Eliseu Padilha que passou erroneamente para o jornalista que fez a matéria ou se foi o jornalista da matéria que entendeu errado. O fato é que o número de pescadores em Brasília não passa nem perto dos 45.000.

Vale fazer uma ressalva: é fato que há denúncias que muitas pessoas recebendo o benefício ilegalmente no Brasil. Em 2015, o seguro-defeso acabou sendo suspenso para revisão. Cabe ao governo fiscalizar o benefício da forma mais correta. Cabe ao governo não errar nem para mais nem para menos os números.

Dito isso, podemos afirmar que o número de 45 mil é um pouco inflacionado da realidade. Dados do Portal da Transparência apontam que o número correto de pescadores em Brasília que recebem o auxílio-defeso é de 22.

PS: Esse artigo foi sugerido pelos leitores Cláudia Viegas e Lineu Santos. Se você quiser fazer sugestões de temas para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.