PCC vai realizar ataques em toda região de São Paulo em 17/01 #boato

Boato – PCC vai realizar uma série de ataques em São Paulo no dia 17 de janeiro de 2017. É recomendado que ninguém saia de casa.

O ano de 2017 chegou com a crise prisional batendo forte. Depois de, no mínimo, três matanças de presos decorrentes de brigas entre facções criminosas, o temor de muitos é que a guerra saia das penitenciárias e vá para a rua. O medo ficou maior ainda depois de notícias que circularam na segunda e terceira semanas de janeiro.

PCC vai realizar ataques no dia 17 de janeiro em São Paulo, diz boato
PCC vai realizar ataques no dia 17 de janeiro em São Paulo, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Um comunicado da Polícia Civil de São Paulo apontava que armas estavam sendo distribuídas para integrantes do PCC e que ataques seriam realizados em São Paulo. Logo, outro texto começou a circular online. Leia o que dizem os textos:

Texto que circula por WhatsApp

“Existe um boato circulando que no próximo dia 17/01 haverá um ataque em toda região de SP por parte do PCC. Entrei em contato com meu amigo coordenador do Conselho Nacional de Justiça que confirmou que existe de fato um informe de que haverá um “Salve” na terça-feira. Recomendo a todos que tenham cuidado redobrado e principalmente evitem sair a noite na próxima terça! Um abraço a todos. Fiquem seguros!”

Comunicado da Polícia Civil

“Para conhecimento e providências, chegou neste Centro de Inteligência que membros do PCC dão conta de que armas de fogo foram distribuídas aos integrantes da facção para possíveis ataques. Há informações de que no próximo dia 17 o comando da organização criminosa ordenará vários ataques em locais distintos, onde cada um terá que agir”.

PCC vai realizar ataques em toda região de São Paulo em 17/01?

A situação gerou uma celeuma e acabou sendo noticiada até pela mídia. Mas será mesmo que vai acontecer uma série de ataques do PCC em São Paulo no dia 17 de janeiro de 2017. A resposta é, pelo o que tudo aponta, não. Vamos aos fatos.

Antes de explicar a história em si, temos que fazer uma ressalva: de fato, a situação de segurança no Brasil não está tranquila. E, por isso (e não por causa de alertas pontuais), de fato, é bom ficarmos atentos.

Voltemos ao caso. De fato, foi emitido um alerta (o segundo texto ali de cima) e ele estava circulando entre policiais civis e militares. O tal documento virou até notícia em diversos órgão de mídia. Porém, o governo de São Paulo se pronunciou a respeito do assunto e negou que as informações tenham procedência. Leia trecho de matéria publicada no Valor.

“Tenho visto [o alerta] na internet e várias pessoas me mandaram. Liguei três vezes para o secretário da Administração Penitenciária para ver se tem alguma procedência. Ele disse que não tem nenhuma procedência”, afirmou Alckmin à imprensa, depois de participar de um evento para a entrega de 573 viaturas para a Polícia Militar do Estado.

Ao UOL, o secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves disse ” verificamos a situação e em todo o Estado não detectamos nenhum movimento que justifique esse temor”. Alves disse, ainda, que o procedimento de “emitir alertas” da forma que foi feito não é o padrão.

A gente até ia analisar o primeiro texto (que cita o Conselho Nacional de Justiça, que não tem nada a ver com a história), mas só o esclarecimento em relação ao primeiro documento já dá a entender que o segundo é falso. Ele é só uma repercussão do primeiro texto.

Resumindo: existe um milhão de motivos para você se cuidar e até não sair de casa à noite (dependendo da região e independente do dia). Porém, um ataque do PCC no dia 17 parece não ser um desses motivos. Esperamos que o governo de São Paulo esteja certo nesta.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão de Débora Exelrud, Carlos Trevisan Jr., Joca, Edson Nakashima, Rose Galenti e de diversos leitores no WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema aos Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.  

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

9 comentários em “PCC vai realizar ataques em toda região de São Paulo em 17/01 #boato

  • 19/01/2017 em 21:18
    Permalink

    Nao sabemos mais em quem acreditar.

    Resposta
  • 18/01/2017 em 18:52
    Permalink

    Acho que não aconteceu… Graças a Deus

    Resposta
  • 17/01/2017 em 23:10
    Permalink

    Bom, não falou nada no Jornal Nacional. E já passa das 21:00hs. Alguém ainda duvida de que é boato?!!

    Resposta
  • 17/01/2017 em 19:14
    Permalink

    Justo no dia 17/1 171 é codigo de malandro

    Resposta
  • 17/01/2017 em 15:36
    Permalink

    Acredito que é só mais um boato pois essa facção criminosa não está mais com toda essa bola e digamos que se eles resolvessem atacar pessoas o alvo seria as facções adversárias,pois o número de integrantes deles está diminuindo

    Resposta
  • 17/01/2017 em 14:24
    Permalink

    O boatos online para dizer o contrario e falar que isso e mentira e nao vai acontecer so pode ter ligacao com a faccao (PCC)

    Resposta
  • 17/01/2017 em 10:14
    Permalink

    Com a chuva que está em SP vagabundo nem levanta da cama.

    Resposta
  • 17/01/2017 em 05:56
    Permalink

    Informativo de mídias de respeito dizem que documento é verdadeiro e foram afastados os emissores do documento. Apesar do SSP SP negar a informação de ataques, o mesmo confirmou que o doc é verdadeiro. Não é boato infundado, tem vestígios de vazamento. Agradeço o site e suas pesquisas.
    Ref.: EBC brasil; GLOBO.com; UOL.com

    Resposta
  • 17/01/2017 em 03:32
    Permalink

    Em 2006 o nosso Digníssimo Governador( Estou sendo Hironica)
    Tbm negou .

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)