Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Para evitar assaltos OAB quer proibir uso de bicicletas, diz hoax

Para evitar assaltos OAB quer proibir uso de bicicletas, diz hoax

Boato – Após onda de crimes contra ciclistas no Rio de Janeiro, OAB quer evitar assaltos proibindo pessoas de usarem bicicletas.

O Rio de Janeiro ficou em alerta com os sucessivos casos de crimes com facas e a morte do ciclista (e médico) Jaime Gold. Discussões tomaram as redes sobre a maioridade penal, a criminalização das armas brancas em um furor em busca de soluções.

Boato espalha OAB quer proibir uso de bicicletas para diminuir assaltos seguidos de morte
Boato espalha OAB quer proibir uso de bicicletas para diminuir assaltos seguidos de morte

Pois como concluímos há pouquíssimo tempo, pouquíssimo mesmo, boatos seguem o fluxo e adoram o assunto do momento. Sendo assim, cá estamos para falar sobre a comissão de emergência da Ordem dos Advogados do Brasil, criada para sugerir métodos de combate e restrições dos latrocínios (roubos seguidos de morte).

Segundo a história discutida na web, a OAB defende que civis devem evitar possuir bens e que civis deviam ser proibidos de andar até com dinheiro. Confira parte do texto:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Rio de Janeiro – Em virtude do aumento do número de latrocínios, a OAB formou uma comissão especial de emergência para sugerir textos, projetos de leis e emendas constitucionais ao congresso brasileiro.

Segundo os especialistas, a melhor solução é evitar possuir bens, ou ao menos, evitar que se usem em público para que assim se combata a criminalidade.

Alguns especialistas em segurança defendem até mesmo a proibição do porte de dinheiro por civis, o que segundo eles diminuiria o número de latrocínios de forma considerável.

“Bicicletas são bem de consumo e algumas são caríssimas. Queremos que todos possam ter bicicletas, mas, enquanto não é possível para todos, estamos estudando a possibilidade de proibir a ostentação e o uso de bicicletas em todo o Brasil como medida preventiva e de proteção às pessoas que não podem ter bicicletas.”

[…]’

Sem rodeios ou meias palavras, claro que essa história é mentira. Mais uma vez trata-se de um texto postado no blog Joselito Muller, que a cada dia colabora mais com assuntos para o Boatos.org.

Depois, quando pesquisamos qualquer assunto relacionado a ciclistas e comissão de emergência na OAB, temos zero resultados encontrados. Na página da OAB/RJ a única notícia minimamente relacionada com o assunto é a votação da Assembleia Legislativa do Rio sobre a proibição de portes de facas (e não dinheiro ou bicicletas).

Até a foto da notícia espalhada na internet é na realidade de outro evento – uma reunião dos presidentes do Conselho Federal da OAB e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em fevereiro de 2015.

E para reforçar as provas já mencionadas, bom senso também ajudaria a resolver esse caso. Basta uma análise mínima para perceber o sarcasmo bem comum nos textos do blog em questão.

Por fim, apesar da triste criminalidade crescente no Rio de Janeiro, as bicicletas estão liberadas e na falta de qualquer solução efetiva, atenção e cuidado são essenciais.