Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Notícia falsa: Nasa aponta que ET disfarçado de humano vive no Brasil

Notícia falsa: Nasa aponta que ET disfarçado de humano vive no Brasil

Nasa fala de ET que vive no meio da população
Nasa fala de ET que vive no meio da população

Boato – Existe um ET disfarçado de humano vivendo no Brasil e observando o nosso comportamento.

O Brasil é um país muito especial mesmo. Até na suposição de que há um ET se passando por humano no Planeta Terra o país escolhido? Isso mesmo, o nosso Brasil. Segundo um texto, divulgado na internet, a Nasa estaria fazendo um alerta aos brasileiros sobre a presença do extraterrestre entre a população.

O texto, na íntegra, diz:

Perigo: NASA diz que existe um ET disfarçado de humano morando no Brasil

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

NASA alerta o Brasil dizendo que existe um ET disfarçado de humano no meio do povo

Segundo a NASA, um extraterreste está no Planeta Terra, precisamente no Brasil, disfarçado de ser humano e observando o nosso comportamento. O governo americano comunicou o governo brasileiro, desta invasão, na tarde desta segunda-feira (2).

A Presidente Dilma não deu muita importância ao comunicado, achando que é uma mentira e até brincou: “Deve ser o Serra”. Já a oposição acha que o ET pode ser ela. Mas a NASA disse que o assunto é sério e o governo brasileiro não pode levar na brincadeira.

“Existe um ET no meio dos brasileiros e precisamos descobrir quem é, mas para isso precisamos da ajuda do governo brasileiro”, disse um funcionário da NASA.

A notícia sobre a possibilidade da existência de um ET disfarçado no Brasil foi publicada em fevereiro de 2014 e já foi compartilhada no Facebook por 79 mil vezes e recebeu mais de 2.000 comentários. Apesar da popularidade do post, trata-se de mais um caso de divulgação de hoax na internet.

Um pouco da popularidade se deve ao assunto. O mistério da existência de ETs sempre mexe com a imaginação da população. Mas se realmente existe ou não, não é essa notícia que esclareceu. O primeiro indício de que o texto é falso é a falta de precisão de informações.

Ele começa falando que o governo dos EUA avisou o governo brasileiro, mas quem é essa pessoa ou órgão do governo? Qual a prova encontrada? Qual o representante do governo brasileiro que recebeu o aviso? Não temos nada de jornalístico nisso aí.

Vale lembrar que a falta de fontes é um determinante para julgar se um texto é falso. E na notícia, em questão, a fala da informação principal, sobre a existência do ser de outro planeta é citada da seguinte forma: “disse um funcionário da NASA”, que funcionário? De que área? Fica bem difícil acreditar em uma notícia publicada desta forma.

Além disso, o texto foi publicado no site G17, famoso por divulgar notícias falsas e com caráter humorístico. E não á a primeira vez que o portal de falsas notícias publica matérias sobre polêmicas sobre extraterrestres e NASA. A notícia foi publicada em 2013 e o título é “NASA confirma contato de ET ameaçando os terráqueos por causa do barulho”.

Por fim, os únicos sites que publicaram esta notícia foram blogs e sites que postaram exatamente o mesmo texto do G17. Nenhum veículo sério e verídico foi atrás para desvendar esta pauta.

Ou seja, a notícia sobre a presença de um ET disfarçado aqui no país é falsa. Mas fique de olho, nunca se sabe se aquele seu amigo estranho, que parece de outro planeta, é mesmo humano e se aquele objeto estranho no céu não é um disco voador. Mistério.