Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Notícia falsa: lombada eletrônica é presa por multar juiz no Rio

Notícia falsa: lombada eletrônica é presa por multar juiz no Rio

Lombada foi presa por multar juiz, diz boato
Lombada foi presa por multar juiz, diz boato

Boato – Uma lombada eletrônica foi retirada de seu ponto após multar um juiz no Rio de Janeiro.

Ah, a famosa “carteirada”! Pra quem não sabe, carteirada é quando uma pessoa quer usar da autoridade e do poder que possui para não cumprir as regras exigidas dos demais, no caso, nós, reles cidadãos comuns.

Você já deve ter ouvido falar de diversos casos envolvendo políticos, juízes, etc. Agora, a novidade é quem, ou melhor, o que levou uma carteirada de um juiz dias atrás no Rio de Janeiro. Nada mais nada menos que uma lombada eletrônica! É, pelo visto o juiz ficou zangado, porque a lombada lhe aplicou uma multa. Confira a matéria na íntegra:

Uma lombada eletrônica foi retirada de seu ponto hoje de manhã no Rio por ter tido a ousadia de multar um juiz. O carro do juiz foi fotografado pela lombada instalada no Alto da Boa Vista a 90 quilômetros por hora, 10 acima do permitido. Câmeras de segurança flagraram o magistrado saindo do carro e mostrando sua carteira para a lombada. Como o objeto não respondeu, o juiz deu voz de prisão.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Operários chegaram minutos depois e começaram a retirar o equipamento. O juiz agora anunciou que vai processar a lombada. “É um absurdo, ela me faltou com o respeito. Onde já se viu tirar uma foto minha sem autorização? Isso é desacato”, disse ele, encerrando a entrevista em seguida e prendendo os repórteres que ousaram lhe perguntar algo.

Na foto dá até pra sentir que a coitada da lombada está em prantos. Só que não, gente.

Está mais do que na cara que essa notícia é balela e nem precisava do Boatos.org pra você saber disso. Se bem que hoje em dia… só para constar: fizemos a matéria porque vimos pessoas acreditando na história.

Mas enfim, vamos ao que interessa: explicar o motivo da piadinha. O texto foi publicado pelo Sensacionalista, que, pra começar, já tem como slogan “Isento de verdade”. A página é famosa por satirizar fatos sempre com textos carregados de bom humor e sem nem um pingo de veracidade.

E o que levou à prisão da lombada eletrônica parecer tão verossímil? Sem dúvidas, foi a decisão do Tribunal de Justiça do Rio em condenar a agente de trânsito Luciana Silva Tamburini por danos morais contra João Carlos de Souza Correa, adivinhem… um juiz.

Durante uma fiscalização da Lei Seca, em 2011, a agente abordou o juiz no Leblon, zona sul do Rio. O juiz estava sem carteira e o carro não tinha placa e documentos. É claro que o veículo foi rebocado.

Foi aí que João se identificou como juiz. A agente considerou o ato como uma tentativa de carteirada e respondeu dizendo que “juiz não é Deus”. Ela recebeu voz de prisão e foi julgada por abuso de poder, tendo que pagar uma indenização de R$5 mil.

Portanto, a notícia é falsa, mas não deixa de ser uma crítica aos que ainda insistem em abusar do poder que lhes é atribuído. Depois de tudo isso, sei que muita gente vai ficar é com pena da lombada eletrônica.