Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Notícia do G1 “Cristiano Araújo morre, mas passa bem” é falsa

Notícia do G1 “Cristiano Araújo morre, mas passa bem” é falsa

Boato – Site de notícias da Globo publicou informação errada sobre morte do cantor Cristiano Araújo. Imagem circulou a internet.

Assim como na morte de Eduardo Campos no ano passado, o acidente fatal que vitimou o cantor sertanejo Cristiano Araújo gerou uma onde de notícias e boatos na internet. A primeira delas dava conta que Cristiano Ronaldo tinha morrido. Outra tinha falado da previsão do vidente Jucelino da Luz sobre a morte dele. Agora, “um erro jornalístico” circula pela internet. Um imagem com uma suposta manchete do G1 dizendo “Cristiano Araújo morre, mas passa bem” viralizou.

G1 teria errado em notícia sobre Cristiano Araújo, diz boato
G1 teria errado em notícia sobre Cristiano Araújo, diz boato

Com vontade de bater no site e apontar os erros do jornalismo que tenta ser rápido, mas falha na informação, diversos internautas compartilham a imagem de uma reportagem que teria sido escrito às 8h36 do dia 24 de junho. Uma das publicações, postada em um grupo de jornalistas, dizia o seguinte:

Como disse uma amiga minha jornalista cearense, fazendo a devida adaptação: “Nossa Senhora do Jornalismo! Livrai-nos da tentação de toda a pressa de dar o furo na web”.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Não foram só os internautas que caíram nessa história. Muitos deles, aliás, ficaram informados por meio de uma gafe do Portal Imprensa. A página, que fala sobre jornalismo, publicou a matéria com a URL “G1 comete gafe e diz que Cristiano Araújo teria morrido mas passava bem”. Mas será que o erro aconteceu mesmo?

A resposta é não. Desta vez, o Portal Imprensa e os internautas foram que cometeu a gafe. A imagem, na realidade, era uma montagem feita na internet. Não é muito difícil fazer esse tipo de montagem em manchetes de websites. Para você ver como é fácil, vamos fazer uma modificação no código-fonte. Colocamos exatamente o título deste texto na matéria. Além disso, o próprio G1 afirmou ao Portal Imprensa que não havia cometido gafe alguma. E a página atualizou a matéria.

Notícias podem ser modificadas facilmente
Notícias podem ser modificadas facilmente

Sendo assim, podemos chegar à conclusão de que a história é falsa. O G1 não cometeu uma gafe e publicou a notícia com a manchete “Cristiano Araújo morre, mas passa bem”. Tudo não passou de uma trollagem na internet.