Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Mulher toma choque e morre após por mão dentro de máquina de lavar #boato

Mulher toma choque e morre após por mão dentro de máquina de lavar #boato

Boato – Mulher levou choque e morreu após colocar a mão dentro da máquina de lavar. 

Com 1 bilhão de usuários no mundo, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. A facilidade no envio de arquivos de multimídias fez a diferença no aplicativo: com o “zap zap” é possível compartilhar vídeos, áudios e fotos de maneira fácil e rápida.

Pois é, e foi justamente essa facilidade que fez crescer as balelas online. Todos os dias, usuários cheios de “boas intenções” compartilham boatos por aí. O caso de hoje não é diferente. Recentemente, começaram a compartilhar um áudio onde uma mulher alerta para a prática de colocar a mão dentro da máquina de lavar. O áudio é acompanhado de uma imagem da suposta mulher. Confira o áudio e transcrição:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Boa tarde, Anjas! Aqui quem fala é Lurdes e eu vim aproveitar para fazer um alerta. Como é um grupo de mulheres e nós que temos máquina de lavar em casa e vim fazer um alerta, porque é um mal hábito meu e hoje eu recebi a notícia de uma irmã nossa, que congrega na igreja Adventista, em outro bairro, mas eu conheço a irmã, que perdeu a prima.

A prima veio a óbito por conta que ela foi eletrocutada numa máquina de lavar e isso aconteceu por a máquina tá ligada e ela colocar a mão dentro da máquina molhada. Esse procedimento que a gente faz para colocar mais roupa, para mexer o sabão e coisas assim.

Anjos. Que a gente venha se policiar, se for possível colocar um aviso na parede pra gente nunca mais fazer isso. Hoje essa moça perdeu a vida por uma coisa que é tão costumeira nossa. Eu mesmo digo que tenho esse mal costume. Sempre fiz.

A partir de hoje, em nome de Jesus, eu vou começar a me policiar e, se possível, colocar um papelzinho grudado em frente à máquina. Mas vou pedir para vocês que repassem. Não faça mais isso. Avise suas mães, as irmãs, as irmãs da igreja para que vocês não façam mais isso porque, infelizmente, a gente pode sofrer uma descarga. Chegar o dia e o dia ser esse, como aconteceu com essa jovem. Então, esse é o alerta. Boa tarde.

Mulher tomou choque e morreu ao por mão na máquina de lavar?

A mensagem se espalhou feito pólvora no WhatsApp. O que muitos não se atentaram é que se trata de uma balela. Mais do que isso, uma balela repaginada. Vamos aos fatos.

Pois é, com a maior cara de pau, as mentes brilhantes que estão por trás dessa balela sequer se preocuparam em usar outro personagem. Dito isso porque a mulher que aparece na imagem não foi vítima da máquina de lavar e, sim, deste boato aqui. Acontece que aproveitaram a foto dela e mudaram a situação.

Infelizmente, o falecimento dela é real. Mas, ao contrário do que se imagina, não foi por causa da mão na máquina de lavar ou do chá de hibisco e cavalinha. Na verdade, Ellen Freitas Santos faleceu no dia 24 de setembro, aos 32 anos, por causa de uma Hepatite Fulminante e Septcemia.

A título de conhecimento, saiba que o risco de acidentes com eletrodomésticos é real. Inclusive, um levantamento feito pelo Inmetro indicou que eletrodomésticos são os principais causadores de acidentes de consumo.

Aliás, até existem relatos de morte por choque em máquina de lavar. Ao buscarmos informações, encontramos registros em Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Ou seja, de fato é perigoso utilizar uma máquina mal instalada sem, por exemplo, o fio terra ou apresentando vazamento de água.

Porém, nenhum dos casos é semelhante ao que foi descrito na mensagem (que tem as principais características de boatos online). Além disso, a maioria das máquinas (pelo menos as modernas) possui uma trava de segurança que interrompe seu funcionamento quando a tampa for aberta.

Sendo assim, podemos afirmar que a mulher desta foto não tomou choque e nem morreu por a mão na máquina de lavar. Ou seja, podem parar de compartilhar a foto dela por aí. E, claro, muito cuidado com eletrodomésticos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99432-5485.