Governo mudou as regras de prova de vida no INSS #boato

Boato – Atenção quem tem parentes que recebem no INSS. Governo mudou regras para prova de vida. Não é mais no aniversário e sim em 28 de fevereiro.

Benefícios provindos do governo sempre causam confusão. E, em vez de ajudar, muitas vezes a internet atrapalha. Aqui no Boatos.org já tivemos alguns exemplos de confusões criadas graças a interpretações erradas de anúncios do governo. Há pouco tempo, um texto misturava BPC com Loas e explicava como fazer o recadastramento de forma errada. Hoje, temos uma história similar.

De acordo com a mensagem que viralizou no WhatsApp, todos os beneficiários do INSS devem fazer a “prova de vida” até o dia 28 de fevereiro. O texto fala que as “regras mudaram” e que não é “mais no mês de aniversário” que se faz a prova de vida. Leia o texto que circula online:

Pessoal avisando aos amigos que estão aposentados ou que tem parentes que recebem pelo INSS. O governo mudou a regra é não é mais no mês de aniversário que tem de fazer prova de vida. Atentar para o prazo. *Agora é até 28 de fevereiro.* Os bancos nem o INSS estão avisando. Quem souber de alguém que recebe aposentadoria INSS avisar para não perder o benefício.

Governo mudou as regras de prova de vida no INSS?

A gente nem ia fazer o desmentido desta história. O motivo é simples: de fato, há um prazo para 28 de fevereiro para fazer a prova de vida no INSS. Porém, muita gente nos pediu uma força porque estavam cansados de corrigir os muitos erros na mensagem. Sim, porque tirando a informação do 28 de fevereiro (que é importante), todo o resto é falso. Vamos aos fatos.

Na escolinha de jornalismo (por sinal, me orgulho muito da minha UEPG), a gente aprende que não se deve passar informações erradas. Elas invalidam as informações certas. Pois bem, achamos quatro erros em um texto de cinco linhas sobre o assunto. Veja só:

A primeira informação que não procede é a que fala que o governo “mudou as regras” para prova de vida. Não é verdade. As regras continuam as mesmas. Este link de 2013 do site da Previdência ainda é valido.

A segunda informação errada é que a “data mudou da data de aniversário para 28 de fevereiro”. Na realidade, não é com base na data de aniversário que se faz a prova de vida. Ela depende apenas do banco que a pessoa recebe o benefício. Alguns bancos aceitam a prova de vida (que não é nada mais do que um recadastramento de senha) desde o início do ano. Outros aceitam apenas a partir de um período.

O terceiro erro é o que fala que TODOS os aposentados e pensionistas têm que fazer a prova de vida até 28 de fevereiro. Na realidade, apenas os que não fizeram a prova até o final de 2017 ganharam um “prazo a mais” para realizar a ação. Se você já fez o recadastramento da senha em 2017, só vai precisar se preocupar com 2018.

O quarto erro é o que fala que nem o governo nem o INSS estão avisando. A parte falsa não está sendo divulgada por motivos óbvios. Sobre a prorrogação do prazo, o INSS avisou e a mídia publicou material sobre o assunto.

Há ainda um quinto erro intrínseco. A mensagem dá a entender que a prova de vida é feita no INSS. Não é. Ela é feita no banco no qual o beneficiário tem a conta.

Então, gente é isso: se você não fez a prova de vida em 2017 (já devia ter feito, né?), tem que fazer até 28 de fevereiro. Se você já fez em 2017, não precisa fazer ainda. Terá que esperar o calendário de 2018. Seja de um grupo ou outro, tome cuidado com informações que você compartilha. No desejo de ajudar, você pode acabar confundindo os outros se não separar o joio do trigo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

10 comentários em “Governo mudou as regras de prova de vida no INSS #boato

  • 27/02/2018 em 15:16
    Permalink

    Muto Bom o esclarecimento. De fato as informações por meio de pessoas amigas bem intencionadas e até pela mídia estão confundindo. Acrescentando os comentários existe sim comprovante de recebimento do beneficio disponibilizado pelos bancos , que podem ser emitidos no site e no auto atendimento.

    Resposta
  • 20/02/2018 em 14:45
    Permalink

    Fui ao banco ontem e de fato acertas postagens nas midias deixou muitas pessoas com duvidas..hoje de manha também foi noticiado no jornal da globo sobre a prova de vida.

    Resposta
  • 20/02/2018 em 14:10
    Permalink

    Aposentei no dia 05/09/2017, na agência bancário fui informado pelo atendente que o prazo de minha prova de vida é Setembro/2018, procede a informação? ou terei de fazer a prova de vida em fevereiro de 2017 mesmo?

    Resposta
  • 20/02/2018 em 14:08
    Permalink

    Aposentei no dia 05/09/2017, no banco o atendente informou que minha prova de vida será em setembro/2018, procede a informação? ou terei de antecipar para fevereiro de 2018?

    Resposta
  • 19/02/2018 em 17:37
    Permalink

    Diante dessa notícia antecipei para fevereiro.2018 a prova de vida que normalmente realizo no mês de aniversário, ou seja, novembro. Em algum momento terei que refazer essa Prova de Vida para 2018? A de 2017 havia realizado em novembro.2017.

    Resposta
  • 11/02/2018 em 21:41
    Permalink

    Oi minha mãe fez a prova de vida em dezembro então ela não precisa fazer esse mês não né,e porque todo mundo fala q ela tem q fazer de novo.

    Resposta
  • 11/02/2018 em 03:04
    Permalink

    Olá ao receber a informação da prova de vida no meu “zap”, repassei sem demora e por dois justos motivos, recebi de um amigo de alta credibilidade e solidário com a população massacrada pelo social do Brasil, em seguida um outro amigo me informa que eu estou disseminando um boato, embora repleto de boa vontade, é nesta hora que se vê que dela o inferno tá cheio, fui penalizado, e resolvi pesquisar, alguns endereços sem o https e alguns que tinham eram falsos, tudo bem! foi aí que encontrei vcs que me deixaram a par do que estava acontecendo, porem uma frase de vosso texto muito me chocou, que foi no inicio : “E, em vez de ajudar, muitas vezes a internet atrapalha” como assim? ela agora é uma pessoa? na verdade não foi ela que digitou, e outra verdade é que mesmo com todos os boatos, ela tem muito mais credibilidade que toda a imprensa brasileira isso na minha avaliação, pois não está ainda sob o controle do estado, que tem tentado com os marcos civis da vida, e se a internet não fosse tão importante boatos.org não existiria com esse trabalho fenomenal que é eliminar a desinformação e não deixar pessoas bem intencionadas em situação difícil; mas, cá pra nós! melhora essa frase aí!?.

    Resposta
  • 12/01/2018 em 16:38
    Permalink

    Uma coisa muito importante e que não foi citada aqui:Na vespera (mês anterior a prova de vida),vem escrito no comprovante de recebimento do seu benefício a data que será feita a sua proxima prova de vida,é ficar atento ao aviso no seu comprovante e comparecer a CEF na data indicada, que é a data do seu próximo recebimento do benefício.Não tem como errar ou dar confusão.Você faz a atualização de sua senha e automaticamente já recebe seu benefício.O RESTO É BOATO.OBS: NAO EXISTE PROVA DE VIDA PELA INTERNRT.A PROVA DE VIDA SÓ E FEITA COM VOCÊ COMPARECENDO A SUA AGÊNCIA DA CEF.

    Resposta
    • 19/02/2018 em 18:37
      Permalink

      O comparecimento é feito no Banco em que a pessoa recebe o benefício (Banco do Brasil, Mercantil,etc) e não somente na CEF.

      Resposta
    • 22/02/2018 em 16:49
      Permalink

      Não existe comprovante de recebimento para quem recebe em conta…

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)