Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Governo mudou as regras de prova de vida no INSS #boato

Governo mudou as regras de prova de vida no INSS #boato

Boato – Atenção quem tem parentes que recebem no INSS. Governo mudou regras para prova de vida. Não é mais no aniversário e sim em 28 de fevereiro.

Benefícios provindos do governo sempre causam confusão. E, em vez de ajudar, muitas vezes a internet atrapalha. Aqui no Boatos.org já tivemos alguns exemplos de confusões criadas graças a interpretações erradas de anúncios do governo. Há pouco tempo, um texto misturava BPC com Loas e explicava como fazer o recadastramento de forma errada. Hoje, temos uma história similar.

De acordo com a mensagem que viralizou no WhatsApp, todos os beneficiários do INSS devem fazer a “prova de vida” até o dia 28 de fevereiro. O texto fala que as “regras mudaram” e que não é “mais no mês de aniversário” que se faz a prova de vida. Leia o texto que circula online:

Pessoal avisando aos amigos que estão aposentados ou que tem parentes que recebem pelo INSS. O governo mudou a regra é não é mais no mês de aniversário que tem de fazer prova de vida. Atentar para o prazo. *Agora é até 28 de fevereiro.* Os bancos nem o INSS estão avisando. Quem souber de alguém que recebe aposentadoria INSS avisar para não perder o benefício.

Governo mudou as regras de prova de vida no INSS?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A gente nem ia fazer o desmentido desta história. O motivo é simples: de fato, há um prazo para 28 de fevereiro para fazer a prova de vida no INSS. Porém, muita gente nos pediu uma força porque estavam cansados de corrigir os muitos erros na mensagem. Sim, porque tirando a informação do 28 de fevereiro (que é importante), todo o resto é falso. Vamos aos fatos.

Na escolinha de jornalismo (por sinal, me orgulho muito da minha UEPG), a gente aprende que não se deve passar informações erradas. Elas invalidam as informações certas. Pois bem, achamos quatro erros em um texto de cinco linhas sobre o assunto. Veja só:

A primeira informação que não procede é a que fala que o governo “mudou as regras” para prova de vida. Não é verdade. As regras continuam as mesmas. Este link de 2013 do site da Previdência ainda é valido.

A segunda informação errada é que a “data mudou da data de aniversário para 28 de fevereiro”. Na realidade, não é com base na data de aniversário que se faz a prova de vida. Ela depende apenas do banco que a pessoa recebe o benefício. Alguns bancos aceitam a prova de vida (que não é nada mais do que um recadastramento de senha) desde o início do ano. Outros aceitam apenas a partir de um período.

O terceiro erro é o que fala que TODOS os aposentados e pensionistas têm que fazer a prova de vida até 28 de fevereiro. Na realidade, apenas os que não fizeram a prova até o final de 2017 ganharam um “prazo a mais” para realizar a ação. Se você já fez o recadastramento da senha em 2017, só vai precisar se preocupar com 2018.

O quarto erro é o que fala que nem o governo nem o INSS estão avisando. A parte falsa não está sendo divulgada por motivos óbvios. Sobre a prorrogação do prazo, o INSS avisou e a mídia publicou material sobre o assunto.

Há ainda um quinto erro intrínseco. A mensagem dá a entender que a prova de vida é feita no INSS. Não é. Ela é feita no banco no qual o beneficiário tem a conta.

Então, gente é isso: se você não fez a prova de vida em 2017 (já devia ter feito, né?), tem que fazer até 28 de fevereiro. Se você já fez em 2017, não precisa fazer ainda. Terá que esperar o calendário de 2018. Seja de um grupo ou outro, tome cuidado com informações que você compartilha. No desejo de ajudar, você pode acabar confundindo os outros se não separar o joio do trigo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.