Moça perdeu a memória e está perdida no posto BR do Jacaré, mostra vídeo #boato

Boato – Compartilhe o vídeo de mulher com o filho no Posto BR do Jacaré. Essa moça perdeu a memória, não sabe onde está e onde mora.

Já falamos inúmeras vezes que muitos boatos circulam na internet graças a vontade das pessoas de “ajudar o próximo”. Esse “desejo”, aliado à falta de bom senso, faz fotos de crianças doentes, imagens de suspeitos sem provas e vídeos incógnitos viralizarem pela rede. Hoje vamos falar de mais um deles.

Circula já há alguns dias uma filmagem no WhatsApp que aponta que uma mulher está “sem memória e perdida” no “Posto BR do Jacaré”. A filmagem (que não vamos exibir aqui para não expor os personagens) mostra a seguinte cena:

Uma criança chorando balbucia algumas palavras para uma mulher. Ela pede calma. Ele continua chorando, pede para ela ligar para alguém e deixa cair algumas moedas que estão na mão. Ela responde “calma Lázaro. Deixa eu lembrar o número”, pede para a criança (de uns 7 anos) esperar e bota a mão na cabeça como se estivesse nervosa.

A filmagem tem um áudio muito ruim e toda a história não consegue ser muito explicada. Porém, há a seguinte mensagem que a acompanha: “Moça perdida no posto BR do jacaré, perdeu a memória e não sabe onde está e onde mora . #Repasse para ver se chega em conhecido ou familiares”.

Moça perdeu a memória e está perdida no posto BR do Jacaré?

O tal vídeo, há diversos dias circulando na web, tem chamado muita atenção. Mas será mesmo que vale a pena compartilhar a filmagem que aponta que a moça está sem memória e perdida? A resposta é não. Quem está compartilhando achando que vai ajudar não deve ter se atentado para alguns detalhes.

O primeiro detalhe: o vídeo não tem qualquer informação relevante que prove que a mulher está sem memória. Ao contrário, a mulher chega a chamar a criança de “Lázaro”. Como ela se lembra do nome da criança se perdeu a memória? O próprio vídeo desmente a tese descrita na mensagem.

Outro detalhe: o menino que estava chorando tem idade para saber quem ele é, o nome da mãe, onde mora e pedir socorro, se for o caso. Afinal, quem “perdeu a memória” (de acordo com a mensagem) foi a mãe e não o filho.

Mais um detalhe que invalida a filmagem: o vídeo parece ter sido feito sem autorização da mulher. Se, de fato, a pessoa da filmagem quisesse ajudar, deveria ter conversado (filmando ou não) com a mulher.

Já deu para ver que o vídeo não diz “nada com nada”. A mensagem também não ajuda muito. Ela tem informações muito vagas (característica clássica de um boato). Que raio de “Posto BR do Jacaré” é esse? Com certeza, a mensagem foi feita sem muito cuidado em informar.

Nos demos ao trabalho de (mesmo com pistas tão vagas) procurar mais a respeito do assunto. Tentamos buscar quaisquer notícias em fontes confiáveis que falassem dessa “mulher sem memória” ou mesmo qualquer outro vídeo que mostre se ela ainda está no “Posto Jacaré”. Nada encontramos.

Tentamos, ainda, ligar para o único posto existente e citado em uma das versões da história: o Posto Jacaré na cidade de São Gonçalo de Campos (BA). Ligamos no posto baiano e recebemos a negativa de que existe uma mulher perdida no local.

Iríamos ligar para qualquer Posto BR do distrito de Jacaré Grande, em Caruaru (PE) (citado em outra versão). Só não ligamos porque não encontramos qualquer informação sobre Posto BR em Jacaré Grande.

Deu para entender o que temos: um vídeo que não dá informação nenhuma, um texto com informações vagas e características de boatos e uma história que não tem qualquer desdobramento (com tantos dias circulando, a história já deveria ter virado notícia). O resultado das nossas buscas aponta que se trata de mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

7 comentários em “Moça perdeu a memória e está perdida no posto BR do Jacaré, mostra vídeo #boato

  • 03/04/2018 em 13:19
    Permalink

    O caso dessa senhora foi verdade sim. Meu irmão a viu desesperada.no.posto. Isso foi no jacaré, cabo frio, RJ. Sempre confiei no site integralmente, mas a partir dessa publicação cheguei a conclusão q não eh investigado de forma correta e notificae logo uma informação correta como.boato. Decepcionada

    Resposta
    • 13/04/2018 em 23:04
      Permalink

      HUMMM!
      SEU IRMÃO A VIU… E O QUE ELE FEZ PARA AJUDÁ-LA?
      E VOCÊ VIU, TEM CERTEZA?
      APOIO O SITE.

      Resposta
  • 02/04/2018 em 12:13
    Permalink

    um senho de cor morena sentado com um bolo de aniversario e velas com 113 anos esta rolando no whatsApp .

    Resposta
  • 02/04/2018 em 12:12
    Permalink

    um senho de cor morena sentado com um bolo de aniversario e velas com 113 anos esta rolando no whatsApp eu quero saber se e verdade.

    Resposta
  • 02/04/2018 em 00:34
    Permalink

    Este trabalho de investigação por este site (boatos.org/) é de muita relevância positiva para sociedade na qual desvia os focos falsos que traz muito constrangimento e deprime as pessoas de moa fé, não tem preço este magnífico trabalho ! Parabéns pela iniciativa !!

    Resposta
  • 02/04/2018 em 00:09
    Permalink

    Pelo o que ouvi foi em cabo frio, mas a família já foi buscar.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)