Miriam Leitão faz texto sobre aposentadoria e reajuste do Bolsa Família #boato

Boato – Jornalista Miriam Leitão critica aumento do valor da Bolsa Família e questiona salário pago aos aposentados.

O assunto Bolsa Família é muito discutido nas redes sociais. Seja o valor do benefício, sejam os beneficiados (quem são, quantos filhos, etc), o tema está de recorrente na boca dos brasileiros.

Outro assunto que passou a fazer parte do cotidiano do brasileiro é a aposentadoria. Não são poucas as reclamações em relação aos pagamentos. E a pensão dos aposentados também está causando incômodo em uma personalidade da mídia: a jornalista Miriam Leitão. Pelo menos é o que indica um texto que viralizou na internet.

De acordo o texto que anda circulando nas redes sociais, a jornalista teria criticado o aumento do valor de repasse do programa Bolsa Família, enquanto o salário dos aposentados teria tido “apenas metade do reajuste”. “Eu só gostaria de saber qual a justificativa para o fato de o bolsa família, onde ninguém trabalha, ter o dobro do aumento dos aposentados que trabalharam a vida toda”, afirma Miriam Leitão. Leia na íntegra:

REAJUSTE DAS APOSENTADORIAS. Eu só gostaria de saber qual a justificativa para o fato de o bolsa família, onde ninguém trabalha, ter o dobro do aumento dos aposentados que trabalharam a vida toda SOMOS mais de trinta milhões de aposentados! Não podemos admitir que distribuam o nosso dinheiro a quem nunca trabalhou;( esta é a lei ?!.) Se você repassar para somente 2 amigos nas primeiras horas, em 28 horas toda a população brasileira de aposentados vai tomar conhecimento deste ABSURDO. MIRIAN LEITÃO.

Miriam Leitão faz texto sobre aposentadoria e reajuste do Bolsa Família?

Bem, utilizar o nome da jornalista Miriam Leitão em um texto desse passa muita credibilidade. Afinal de contas, Miriam é especializada na área de economia. Entretanto, a história que anda circulando por aí e atribuída à jornalista não passa de balela. E se você quer saber o motivo, continua lendo.

Para começo de história, o texto já apresenta indícios de que algo está errado. Erros de ortografia, erros de pontuação e pedido de compartilhamentos são coisas encontradas não só nesse texto, mas bem como em outros boatos que já desmentimos por aqui.

E se isso não bastasse, vale lembrar que a jornalista Miriam Leitão é muito citada em outros boatos. Em 2016, por exemplo, a equipe do Boatos.org desmentiu uma história em que o nome da jornalista teria sido envolvido em uma carta que falava bem da ditadura no país. Na época, uma versão da mesma história circulou nas redes sociais como se o cantor Sérgio Reis tivesse feito a declaração.

Voltando ao texto de hoje. Fomos atrás desse texto e, olha só, descobrimos que o mesmo texto também já tinha sido atribuído ao cantor Sérgio Reis. E, claro, não passava de boato. Agora vamos pensar. No texto sobre a ditadura era boato com Sérgio Reis e com Miriam Leitão. Por que no caso do texto das aposentadorias seria diferente?

Já sabemos que não foi Miriam Leitão que escreveu a reclamação com aposentadorias. Mas não é só essa informação que está errada. Também está errada a afirmação de que o Bolsa Família teve “o dobro de reajuste da aposentadoria”. A aposentadoria contou com um reajuste de 2,08% para quem ganha mais de um salário mínimo, enquanto o Bolsa Família não tem reajuste desde 2016.

E para finalizar, a informação de que, se você compartilhar o texto com duas pessoas nas primeiras horas, toda a população de aposentados será atingida em 28 horas também é falsa. Além de ser matematicamente improvável (e incalculável, já que “primeiras horas” é um valor abstrato), também vale ressaltar que nem todos os aposentados possuem celular ou Whatsapp.

Portanto, tudo o que foi apresentado até aqui aliado ao fato de que a jornalista Miriam Leitão não ter feito nenhuma declaração pública sobre o assunto e o texto apresentar informações equivocadas (como o aumento do valor do Bolsa Família) são mais do que suficientes para ajudar a bater o martelo. A história não passa de mentira.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

4 comentários em “Miriam Leitão faz texto sobre aposentadoria e reajuste do Bolsa Família #boato

  • 17/01/2018 em 13:39
    Permalink

    sou Maria Josefa tenho dois filhos de 13 e 14 anos o que recebo do bolsa família é 78 reais e eu não tenho casa própria e nem estou trabalhando o meu maior sonho é um dia sair do aluguel eu moro em Maceió Alagoas

    Resposta
  • 16/01/2018 em 23:41
    Permalink

    O site esquerdista com um gay por trás querendo ser um site que desmente boatos criando vários outros com textos imparcial e intolerante, defensor DA pablo vittar e DA Jean willys. Que lixo

    Resposta
  • 16/01/2018 em 17:34
    Permalink

    Infelizmente, cai nessa e mandei para algumas pessoas relacionadas na minha lista de relacionamento, e concordo com o Pedro Paulo, acrescento ainda, se isso esta acontecendo hoje é porque minha Geração fugiu do Pau e deixou que mas pessoas assumissem o0 lugar que ficou vago, infelizmente fui ser Engenheiro. Hoje aposentado vejo essa aposentadoria sumir aos poucos com passar dos anos.

    Resposta
  • 16/01/2018 em 13:22
    Permalink

    Em fim, sendo da Miriam Leitão o não, a realidade é que nos aposentados estamos nas mão do palhado, a cada ano tendo o nosso salario mas rebaixado.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)