Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Marcola concede entrevista bombástica ao jornal O Globo #boato

Marcola concede entrevista bombástica ao jornal O Globo #boato

Boato – O líder do PCC, Marcola, dá uma entrevista bombástica e reveladora para O Globo

Uma entrevista com o líder do Primeiro Comando da Capital, o traficante conhecido como Marcola, fez a população acreditar que “estamos todos no inferno”. Esta, inclusive, é a primeira frase da notícia, que escancara a corrupção.

A matéria circula nas redes sociais e trata-se de uma entrevista em formato pergunta-resposta com Marco Willians Herbas Camacho (Marcola), concedida ao jornal O Globo.

Na entrevista, Marcola começa afirmando que ele é um sinal dos novos tempos, muito mais do que apenas o líder do PCC. Como surpresa, ainda cita Dante. Ele afirma que teria de haver uma reforma radical do processo penal do país, uma comunicação e inteligência entre polícias municipais, estaduais e federais e que isso custaria muito, portanto, é impossível e não há solução.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O líder do PCC diz que o Brasil vive numa pós-miséria e que ele não se assusta com a morte, na prisão, ela é apenas um “presunto diário”. Ele fala que a periferia hoje tem grana, é uma empresa moderna. O que choca também é que Marcola afirma com precisão que há gente de dentro do governo no negócio do tráfico. E para finalizar, ele utiliza Dante novamente: “Como escreveu o divino Dante: ‘Lasciate ogna speranza voi cheentrate!’ Percam todas as esperanças. Estamos todos no inferno”.

Confira o texto na íntegra neste link do Boatos.org.

Mas será mesmo que Marcola se expôs tanto assim e o texto realmente é verdadeiro?

O texto realmente foi publicado pelo Jornal O Globo? Sim. A entrevista é verdadeira? Não. Se você está se perguntando “como assim”? Calma, nós explicaremos. Embora este texto esteja circulando atualmente pelos murais e páginas do Facebook, essa notícia já circulava na internet em 2006, data em que a entrevista foi divulgada.

Em 23 de maio de 2006, o Jornal O Globo publicou a notícia em sua edição impressa. Porém, o texto é uma ficção produzida por Arnaldo Jabor. O jornalista confessa sobre o texto em uma declaração para a CBN. O texto foi uma crítica, que realmente surtiu efeito na mídia, pois atacou diretamente a corrupção, citando que  “tem deputado, senador, tem generais, tem até ex-presidentes do Paraguai nas paradas de cocaína e armas”.

Inclusive nos comentários (ao total 280) no texto, nota-se que algumas pessoas já sabiam que tratava-se de algo inventado, porém, acreditam que as declarações se aproximam do que realmente acontece no Brasil. Um comentário diz “O importante é que mostra a realidade completa com clareza”. O Observatório da Imprensa publicou uma reflexão interessante sobre a falsa notícia e o tema.

Como vocês podem ver, a entrevista nunca aconteceu e o texto foi total invenção de Arnaldo Jabor. Entretanto, muitos sites e páginas do Facebook acabaram descontextualizando a notícia, e replicando o conteúdo, gerando o efeito clássico de corrente. Por isso, leitores, sempre busquem mais fontes ao ler uma notícia duvidosa, inclusive aqui no Boatos.org.

Leia na íntegra o texto que fala sobre a entrevista de Marcola ao O Globo