Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menino Gustavo, de 5 anos, foi sequestrado no Santa Mônica de Madureira #boato

Menino Gustavo, de 5 anos, foi sequestrado no Santa Mônica de Madureira #boato

Boato – Atenção! O menino Gustavo, de 5 anos, foi sequestrado no colégio Santa Mônica de Madureira (Rio de Janeiro) depois de aceitar picolé.

Não são poucas as histórias de crianças desaparecidas ou encontradas que circulam na internet. Dentre essas histórias, algumas são verdadeiras (como o caso do menino de um ano de Cascavel) e muitas são falsas. Como o Boatos.org é um endereço dedicado a desmentir histórias falsas, vamos falar do boato.

Uma mensagem dando conta de que um menino de cinco anos havia sido sequestrado no Centro Educacional Santa Mônica, localizado no bairro de Madureira, Rio de Janeiro, tem chamado atenção na internet. De acordo com o texto, o garoto foi raptado após aceitar um picolé e a família dele se distrair. Junto à mensagem, aparece a imagem de um menino com o uniforme da escola, o nome Gustavo, a idade dele (cinco anos) e um telefone para contato. Leia o texto que circula online:

Print da notícia falsa que fala de menino sequestrado no Santa Mônica de Madureira
Print da notícia falsa que fala de menino sequestrado no Santa Mônica de Madureira

Menino Gustavo, de 5 anos, foi sequestrado no Santa Mônica de Madureira?

É claro que a história gerou muita mobilização na internet. Mas será mesmo que o menino Gustavo foi sequestrado no Centro Educacional Santa Mônica hoje? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O primeiro indício que mostra que a mensagem é falsa está no próprio texto e nos locais que ela circulou. Como sempre alertamos, textos com erros de português, pedidos de compartilhamento, caráter alarmista e informações vagas têm grandes chances de ser um boato.

Para além disso, a informação não foi divulgada em veículos sérios de mídia. Em casos reais (como o do menino de Cascavel), a mídia costuma falar sobre o assunto. Ao procurarmos por informações oficiais, descobrimos que o Centro Educacional Santa Mônica desmentiu a história. Em postagem no Facebook, a escola afirma que o menino não foi sequestrado e que se trata de um boato. Leia o desmentido:

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Mensagens de texto sobre um suposto sequestro de um aluno dentro da unidade Madureira, estão se propagando pelas redes sociais e amedrontando toda comunidade escolar. Em pronunciamento oficial, a Direção Geral da Rede Santa Mônica Centro Educacional, vem a público desmentir esse fato, pois o mesmo não passa de boatos.

Além de desmentir a informação, pedimos que as pessoas tenham cuidado com denúncias falsas, pois esses falsos relatos sobre sequestros de crianças têm circulado em redes sociais e apavorado milhares de famílias. Segundo informações extraoficiais, a criança encontra-se com a mãe biológica.

Não é preciso dizer mais nada. A partir do momento em que não há nenhuma notícia que confirme o caso e a própria escola desmente a história, podemos chegar à conclusão de que se trata de mais um boato que circula na internet. Não teve nenhum sequestro de criança em escola de Madureira.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.