Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menino está perdido no Posto Alvorada, em Guarulhos #boato

Menino está perdido no Posto Alvorada, em Guarulhos #boato

Boato – Criança perdida  está esperando pela família no Posto Alvorada, em Guarulhos. Repasse a foto dela para ajudar.

A facilidade com que as coisas se espalham na internet é impressionante. Artigo após artigo nós chamamos a atenção para esse fato. Algo que acontece aqui, de repente repercute muito lá, e no minuto seguinte chega a outro lugar, e a mais outro, e outro, e outro.

Parece que só faz sentido estar online e se fizermos parte de alguma forma e aí, seja com um comentário, com uma curtida, ou com um compartilhamento deixamos uma coisa pequena bem grande. Esse é o caso da foto de um menino chorando que está circulando na web. Segundo a postagem em um perfil do Facebook, o menino desconhecido supostamente está perdido no Posto Alvorada em Guarulhos. Com a imagem, a legenda em forma de apelo:

Este menino esta perdido no posto Alvorada em Guarulhos -SP, joga a foto dele nos grupos para alguem reconhecer ele. Por favor!

Menino está perdido no Porto Alvorada, em Guarulhos?

Típico de qualquer corrente que circule nas redes sociais, o pedido do ‘passe adiante’ tem sido levado a sério. O que os bons corações que têm compartilhado a foto do menino não sabem é que ela não é de agora, vêm sendo repassada desde julho do ano passado.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Em 2015, a imagem do menino chorando foi associada ao município de Macururé, na Bahia, mas logo se descobriu que a criança não estava perdida em um posto de lá. A história também foi divulgada em Goiás, onde foi novamente constatado que a criança não estava em nenhum posto Alvorada por lá.

Nos comentários que acompanhavam essas postagens, descobrimos que a corrente chegou a Tijuca e Niterói, no Rio de Janeiro, chegou a João Pessoa, a Paraíba, ao Maranhão, ao Pernambuco, ao Mato Grosso, em vários Postos Alvorada de diferentes cantos do país. Ah, e em Guarulhos, o lugar mais recente em que clamam que o garoto está perdido, não há postos com esse nome.

Além de tudo, o bom senso por si só mataria essa charada. O menino da imagem não é tão pequeno e poderia facilmente falar o nome dos pais ou até dizer onde mora. E por que não leva-lo a uma delegacia antes de espalhar sua foto pelas redes sociais? Não faz muito tempo desmentimos uma história semelhante aqui no site, em que a mãe de outro menino foi a imprensa esclarecer que o filho não estava perdido.

O fato é que a imagem é antiga, e não, não há um menino perdido em um posto aleatório em Guarulhos. Tudo não passa de mais um caso de imprudência com a foto de uma criança, o filho de alguém circulando deliberadamente na internet porque não se aprendeu ainda – compartilhamento tem que ser feito de forma responsável e consciente.