Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menina morta será enterrada como indigente #boato

Menina morta será enterrada como indigente #boato

Boato – Menina morreu no dia 10/05, não foi identificada e será enterrada como indigente. Compartilhe a foto dela morta para que a família a enterre.

Não cansamos de falar, mas vamos repetir. Atrás de todo boato de sucesso, existe muita “boa intenção” e pouco bom senso. Mas creio que, mais uma vez, a internet consegue se superar e, na ânsia de ajudar, as pessoas estão compartilhando a foto de uma pessoa morta.

A última história que apareceu online dá conta de uma tragédia. Uma menina morreu no dia 10/05, às 2:30 da manhã, no “Centro Cirúrgico” e não foi identificada. Alguém tirou uma foto. Até aí, e apesar do triste ocorrido, tudo normal. As fotos são tiradas para reconhecimento posterior caso a pessoa seja enterrada como indigente.

Porém, o que aconteceu a partir daí é que foi digno de um circo de horrores. Alguém resolveu postar a foto do corpo da jovem na ânsia de “encontrar” a família. E aí, criou-se uma comoção. Da comoção, nasceram os boatos. Dezenas de versões da história apareceram. Vamos listar dez dentre as que vimos

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

1 – Morta em Viçosa (MG)

Boa tarde pessoal recebi uma foto e um audio de um outro grupo de uma moça que se encontra no IML de VIÇOSA, ela está como indigente e vai ser enterrada dia 10.06.16 como indigente. Quem puder compartilhar em outro grupo pra quem sabe ver se encontra os familhares desta moça. Obrigado!

2 – Morta em Mafra (SC)

ATENÇÃO PESSOAL. O corpo desta pessoa está no Hospital de Mafra/SC. Compartilhem pois a família pode estar procurando. Se ninguém reconhecer o corpo será enterrada como indigente.

3 – Morta em Santo André (SP)

Alguem conhece essa moça ela esta morta no iml Na Fundação em Santo André – SP não tão conseguindo identificar vai ser enterrada como indigente….

4 – Morta na Gruta de Terra Ronca (GO)

Gente passem por favor, essa moça morreu na gruta de terra ronca, e o corpo se encontra no IML de Campos Belos, aguardando familiares, se não aparecer Até o próximo dia 10, será sepultada como indigente.

5 – Morta era Kênia da lotada (van), em Nova Iguaçu (RJ)

Estão suspeitando q essa menina q esta desaparecida , kenia da lotada possa ser a mesma q esta no hospital da posse q se encontra morta q esta sendo dada como indigente, Compartilhem pra q os parentes a reconheçam e ajude. Obs:10/06 será interrada como indigente. Compartilhem por favor

6 – Morta em Santos (SP)

Pessoal essa moça está em Santos, litoral Paulista. Ela faleceu e vai ser enterrada como indigente até dia 10/6, vamos compartilhar para tentar acharmos alguém que a conheça…por favor.

7 – Morta durante assalto em Natal (RN)

Gente, bom dia…….. Venho,aqui fala que esta,jovem está no MIL,em natal.. E vai ser enterrada como indigente… Ela foi assaltada, e morta. Até o momento, não foi achado nenhum documentos.

8 – Morta após espancamento em São Paulo (SP)

Paz amados, essa moça foi espancada e ferida gravemente, e estava num centro cirúrgico e foi encontrada nas proximidades de Taipas, e além de ter sido agredida com violência foi roubada e todos deus documentos, um ato terrível, ela deu entrada no.hospital dia 09/05/2016 e veio a falecer na madrugada do dia 10/05/2016 se alguém a conhece favor contactar a família pois se não for encontrada alguém da parentela, a mesma será enterrada como indigente no dia 10 de Junho, se vc puder ajude a compartilhar essa mensagem para ajudar na busca de alguém da família dessa moça, que Deus abençoe a todos…

9 – Morta no IML de Dourados (MS)

Essa moça está no I M L em Dourados e não tem nenhum documento, quem conhece vai até lá para identificar, do contrário ela será enterrada como indigente.

10 – Morta após estupro em Araraquara (SP)

Boa noite. Face vo pirdi uma ajuda se alguém conhece essa moça ou alguém da família dela ..me avisa minha amiga trabalha na santa. Casa aqui em Araraquara .essa moça está lá des do dia 10/05. Foi encontrada tuda cortada foi estrupo aqui em Araraquara .ela está na geladeira até encontrar os família vamos ajuda . muito obrigado.

Deixamos de lado mais dezenas de versões da história. Mas só de olhar o grande número de histórias você pode ter noção do que aconteceu. Sim, assim como em outros casos (principalmente de crianças desaparecidas), uma foto verdadeira se tornou em um grande boato.

Já vamos adiantar que entre as inúmeras versões fica difícil dizer se há alguma verdadeira ou se todas são falsas. Mas fica claro que o que está à nossa vista é uma disseminação de um boato (ou dezenas). O que temos aqui é o seguinte: os textos têm toda a característica de boatos e não encontramos uma notícia sequer sobre o caso. Mais do que isso, já encontramos outros compartilhamentos em massa com o mesmo discurso (compartilhe foto do corpo para que a família saiba).

Porém, mais importante do aponta que é boato (e sim, mesmo que a história tivesse uma versão verdadeira, ela se perdeu) é apontar que compartilhar a foto de uma pessoa morta não vai ajudar em nada. Olhem os motivos:

1 – A história foi completamente distorcida. Ou seja, você nunca vai saber se vai estar compartilhando a foto certa da pessoa. Por experiência com a boataria, eu digo que é bem provável que você esteja compartilhando a informação errada.

2 – Não é assim que funciona o reconhecimento de pessoas. A partir do momento que os parentes deram conta do desaparecimento, a lógica é ir até o IML, polícia ou hospitais mais próximos para saber se a pessoa está lá. Você, como familiar, já não teria feito isso? Então, não adianta compartilhar uma foto vinda de um lugar que, por lógica, a família já foi.

3 – Você acha “triste” que a menina seja enterrada como indigente? Mas o que você me diz de uma foto dela morta circulando pela rede social? Não é falta de respeito com ela e com a família?

4 – Caso ela seja enterrada como indigente e a família encontrá-la, o corpo poderá ter um velório do jeito que quiserem.

5 – Compartilhar foto de gente morta é crime. Claro que, dificilmente, você vai responder um processo por isso. Mas está na Lei, no Artigo 212 do Código Penal. O Vilipêndio a Cadáver é o ato de desrespeitar uma pessoa morta e pode ser punido de 1 a 3 anos de prisão.

Por isso, pedimos. Parem de compartilhar fotos da menina morta que “vai ser enterrada como indigente”. Além de uma falta de respeito, você está compartilhando uma história falsa, não vai estar colaborando com a história verdadeira e ainda cometendo um crime.