Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menina que morreu em Janaúba gravou vídeo tocando piano #boato

Menina que morreu em Janaúba gravou vídeo tocando piano #boato

Boato – Menina que aparece tocando hino gospel no piano em vídeo é uma das vítimas do atentado em creche, em Janaúba (MG).

O massacre na creche Gente Inocente, em Janaúba, norte de Minas Gerais, comoveu todo o país. Entre as vítimas, a maioria são crianças de 4 anos de idade. O crime aconteceu na manhã do dia 5 de outubro, quando o vigia da escola jogou álcool nele mesmo e nas crianças e ateou fogo.

O massacre chocou a cidade e todo o país. E, na internet, não faltam posts em homenagem às vítimas e lembranças daqueles que se foram. Nas redes sociais, um vídeo de uma menina tocando um hino gospel viralizou. Isso porque as postagens atribuíam o vídeo à uma das vítimas da creche Gente Inocente. Confira:

Print da notícia falsa sobre menina que morreu em tragédia de Janaúba
Print da notícia falsa sobre menina que morreu em tragédia de Janaúba

Menina tocando piano é uma das vítimas da creche em Janaúba?

Apesar de toda comoção e tristeza que o massacre em Janaúba causou, não podemos atribuir o vídeo à nenhuma vítima da creche Gente Inocente. A explicação é simples. E se você quer saber o porquê, continua lendo.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Pra começo de história, o vídeo da menina tocando um hino gospel no piano já circula na internet há algum tempo. No Youtube, encontramos uma postagem do vídeo que data de agosto de 2016. Na descrição, o responsável pelo upload afirma que a menina tem 4 anos.

O fato da menina ter 4 anos na época em que o vídeo foi postado também nos ajuda a entender o porquê da história ser falsa. Todas as crianças do sexo feminino que foram vítimas da tragédia em Janaúba tinham 4 anos. Ou seja, se em agosto de 2016 a criança do vídeo tinha 4 anos, hoje, ela deveria ter 5 anos.

Além disso, um pastor publicou o mesmo vídeo juntamente com as fotos das vítimas do massacre em Janaúba. Na publicação, ele destaca que a menina do vídeo não é uma das vítimas e que o vídeo foi publicado devido ao hino, como forma de homenagem aos familiares. Se você reparar bem, verá que a menina do vídeo não parece com nenhuma das crianças que falecerem.

E se o vídeo fosse mesmo de uma das vítimas, certamente a mídia já teria veiculado algo a respeito. Até o momento, nenhum veículo de comunicação relacionou o vídeo à alguma vítima da tragédia.

Pra completar, há relatos dos próprios moradores de Janaúba desmentindo que a menina do vídeo é uma das vítimas da creche Gente Inocente.

Portanto, sempre pesquise antes de compartilhar qualquer informação. Nesse caso, certamente o boato deve estar causando grandes transtornos aos familiares e conhecidos da pequena jovem que está tocando o piano. É melhor prevenir do que colaborar com consequências nefastas para a vida dos envolvidos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Regiane Santiago e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.