Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menina está perdida próxima a Lanchonete do Geo, na Paraíba #boato

Menina está perdida próxima a Lanchonete do Geo, na Paraíba #boato

Boato – Uma criança foi encontrada aos prantos em uma lanchonete em João Pessoa, quem tiver notícias da família dela deve entrar em contato com Doraci.

As pessoas podem não saber se algo é mentira ou verdade, mas definitivamente todo mundo tem aquele ‘clic’ na cabeça para o que é certo e errado. Nós aqui do Boatos.org já cansamos de falar sobre o perigo e a irresponsabilidade de se compartilhar fotos de desconhecidos em correntes de redes sociais e já lembramos que situações do tipo causam até morte, mas cá estamos novamente.

Corrente espalha foto de menina perdida em diferentes estados do país
Corrente espalha foto de menina perdida em diferentes estados do país

Dessa vez para falar de Maria Félix da Silva, a menina perdida próxima a Lanchonete do Geo, em João Pessoa, Paraíba. Segundo a corrente que está circulando o WhatsApp e o Facebook, a criança não lembra o nome da mãe e está desesperada. Nas redes, a imagem de Maria (se é que esse é o nome dela) com os olhos vermelhos de choro é acompanhada da seguinte mensagem:

‘Gente tem uma menina Perdida prox a lanchonete de Geo… Ela disse q se chama Maria Félix da silva mais n lembra o nome da Mãe. .. Vamos Repassa… p Achar a Mãe… qual quer coisa entre em contato com Doraci O contato dela 996335447. .. Vamos Lá Gente… compartilhe.’

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Não, não compartilhem porque essa história tem tudo para ser falsa. É só seguir a cartilha para perceber.

– Os erros de português na mensagem e o tom alarmista são bem típicos de correntes falsas. Até poderiam ser justificados pelo nervosismo de quem escreveu se a postagem não tivesse sido feita, inicialmente, numa página de notícias muito (mas muito) sensacionalista.

– A menina mostrada na foto aparenta ter pelo menos 8 anos de idade. Que criança aos 8 anos de idade sabe o nome inteiro, mas não sabe o nome da mãe? Isso é no mínimo estranho.

– Essa corrente já se espalhou por estados do Norte e Nordeste, tanto que a menina foi dada como perdida em João Pessoa (PB), na Cidade do Conde (que pode ser a da Bahia ou da Paraíba), em Ananindeua (PA).

– Para as diferentes cidades, o contato da ‘Doraci’ é o mesmo e não tem DDD, o que torna praticamente impossível, para quem queira de fato ajudar, conseguir falar nesse celular.

– Nós tentamos ligar nesse número, com o DDD 83 de João Pessoa (local da primeira postagem) para apurar o caso da menina, mas a única coisa que conseguimos foi a caixa postal repetidas vezes. Para um contato de emergência, a suposta ‘Doraci’ está bastante indisponível.

– Não encontramos nada que remetesse a tal lanchonete, apenas um colégio com o nome GEO, em Tambaú, bairro de João Pessoa.

Por tudo isso acima disposto, definimos que essa história é #boato. E pelos desastrosos resultados que fotos de pessoas compartilhadas na web já causaram, reiteramos: não compartilhem aquilo que não têm certeza. Na dúvida, é só usar o bom senso, ninguém gostaria de ter a foto do filho(a), irmão(a), sobrinho(a), neto(a), afilhado(a), primo(a) espalhada pelo Facebook sem cuidado.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Germano Barros. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.