Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menina corta braços e rosto por causa do jogo Baleia Azul no Brasil #boato

Menina corta braços e rosto por causa do jogo Baleia Azul no Brasil #boato

Boato – Menina cortou os braços e o rosto com gillette e publicou fotos e vídeo na internet por causa do jogo Baleia Azul no Brasil.

Como temos falado nos últimos dias, o assunto mais comentado na internet é o tal jogo Baleia Azul. Depois de terem surgido algumas suspeitas de tentativas de suicídio decorrentes do “desafio”, a cada dia “um fato novo” aparece a respeito do assunto na internet.

A última (ou uma das últimas) que apareceu online dá conta que uma menina brasileira cortou os braços, tirou fotos e postou na internet. Em algumas versões da história, é dito que a menina é de Macau (RN). Em outros casos, a imagem aparece junto com um áudio que conta a falácia que não é possível sair do jogo (desmentida aqui).

Há ainda uma versão da história que mostra as fotos junto a um vídeo de uma menina cortando o rosto com uma lâmina de barbear (estilo Gillette). É óbvio que não vamos postar o vídeo. Veja o texto que aparece em uma das versões do boato:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Menina Grava Vídeo Se Cortado Por Causa do jogo “BALEIA AZUL” Essa jovem tem 19 anos e foi encontrada sem vida após cumprir todos os passo do Desafio Baleia Azul, a jovem foi encontrada morta num rio próximo de sua casa em Pará de Minas MT. Os pais nem imaginavam que ela tinha entrado nesse jogo e que estava se auto mutilando.

No vídeo logo abaixo que a própria jovem cortava o seu rosto tem deixado muita em gente em CHOQUE, pois como que os jovens chegam a esse EXTREMO. Seria depressão? Seria simplesmente por entrar num desafio? O que leva essa jovens a entrarem nisso? O inimigo está a solta e fazendo coisas como essas para destruir os jovens que são o futuro desse mundo. Assista ao vídeo abaixo.

Alerta pra todos nós…ontem umas pessoa foram visitar uma conhecida na upa logo depois da adoração…ficaram sabendo de uma menina se chama Jamile q tentou suicídio por conta de um jogo na Internet q se chama Baleia Azul…tem 3 casos de suicídio ak em Manhuaçu ..só crianças de 10 a 13 anos…ontem morreu em Muriaé uma criança de 11 anos..a tia dessa menina q falou…ela ta na upa aguardando vaga na U.T.I do hospital…vamos rezar pra todas crianças ficar mais atentas no que elas estão vendo e jogando na Internet… Cuidado gente o mundo tá perdido. Deus ajude essas crianças pessoas que entram nesse jogo

Menina cortou os braços e o rosto por causa do jogo Baleia Azul no Brasil?

Entendemos que há muita gente assustada por causa das notícias do Baleia Azul. Mas, infelizmente, também tem muita gente se aproveitando do pânico para causar mais alarde com informações falsas. Ao contrário do que muitos imaginam, a informação que acompanha as fotos é falsa. Vamos aos fatos.

Não há muito o que falar, na realidade. Uma rápida pesquisa pelas fotos e pelo vídeo e descobrimos que se tratam de arquivos que circulam na internet início já há algum tempo e são do exterior.

As imagens são, na realidade, de uma menina filipina. De acordo com relatos que circulam online, ela teria se cortado por causa de uma briga com o namorado e postou as imagens em redes sociais. Reais ou não os relatos, o fato é que a história começou a circular no início de janeiro em sites das Filipinas e no final do mês de janeiro em sites de língua inglesa.

A história “chegou” ao Brasil em março como se o caso fosse de uma menina sul-coreana (o que não bate pelos traços faciais que ela tem) que brigou com o namorado. Em abril pegaram essas imagens e ligaram ao jogo Baleia Azul. Ou seja, transformaram a história.

Sobre o vídeo, encontramos registros de canais do Youtube em língua árabe terem o postado em outubro de 2016. Ou seja, o vídeo também não é recente e nem do Brasil. No país, também foi contada a história da briga de uma menina com o namorado e, agora, que os cortes foram por causa da Baleia Azul.

Resumindo: é preciso sim ter cautela com o desafio da Baleia Azul (ainda mais agora com a histeria coletiva e a curiosidade que circula em torno do jogo). Mas usar imagens e vídeos que nada têm a ver com o assunto para gerar comoção não dá. Eis mais um boato derrubado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.