Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menina de cinco anos está perdida em Leonor de Freitas na Avenida Brasil #boato

Menina de cinco anos está perdida em Leonor de Freitas na Avenida Brasil #boato

Boato – Menina está perdida em ambulatório Leonor de Freitas na Avenida Brasil, se conhece ela compartilhe para ajudar a encontrar sua mãe.

Todos os dias crianças desaparecem no Brasil. As estatísticas são cruéis e alarmantes, segundo dados de 2015, cerca de 40 mil crianças desaparecem por ano no país. E com as possibilidades da internet ficou ainda mais fácil seduzir e enganar crianças com acesso às redes sociais. É um perigo real, mas não o único.

O que também tem se transformado em perigo – mesmo que não intencional – é a exposição desnecessária de crianças e adolescentes na web. São cada vez mais frequentes as correntes de “desaparecidos” criadas no intuito de colaborar com um caso de sumiço, mas, em grande parte das vezes isso sai de controle e perde o propósito inicial.

É o caso da história que vamos esclarecer hoje. O caso da menina de cinco anos que segundo uma corrente compartilhada no WhatsApp está perdida na Avenida Brasil. Confira a mensagem:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Conhece? Está perdida na Av Brasil ela está no ambulatório leonor de Freitas Envia para os grupos vê se alguém conhece Mandaram para mim agora pediram para compartilhar

Menina está perdida no Leonor de Freitas na Avenida Brasil?

Ainda que, como mencionamos antes, essas correntes sejam criadas com boa intenção, ela realmente, na grande maioria das vezes, se afastam de seu propósito inicial. E por quê? Por que as pessoas insistem em repassar conteúdo sem cuidado ou verificação.

Inclusive, foi exatamente por esse motivo que a história dessa menina virou pauta do Boatos.org. Acontece que a criança mencionada na mensagem e da foto realmente estava perdida no Leonor de Freitas. Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que fica na Avenida Brasil em Manaus.

O problema é que a criança já foi encontrada pela mãe, entregue a ela e o caso resolvido, mas a foto da menina e a mensagem de “passe para frente” continua circulando. Não só isso, já houve distorções dessa história e tem gente compartilhando a foto em outros lugares, como por exemplo, Santo André (SP). Em outras versões, o nome da menina virou Leonor de Freitas!

Mas espera aí, como é que descobriram que a menina foi encontrada? Do jeito mais simples, nós ligamos para a UBS Leonor de Freitas (localizada em Manaus) e confirmamos se uma menina estava perdida por lá, a resposta foi clara: “sim, mas já encontraram. Ela se perdeu na quinta e na quinta mesmo a mãe dela apareceu”.

Tcharam, com uma simples ligação matamos a charada, e isso foi apenas para confirmar a informação de que a menina foi encontrada, mensagem que já vem sendo paralelamente divulgada no Facebook.

Aliás, de tão comum que são esses casos, eles pipocam aqui no Boatos.org com frequência – quem se lembra do caso da Ana Laura? Ou do menino Leandro que desapareceu em Guarulhos? São muitos para citar.

O fato é que não tem mais menina perdida no Leonor de Freitas na Avenida Brasil. A história começou verdadeira, mas agora é só mais um boato. E como sempre, reforçamos a seriedade de compartilhar fotos de crianças descuidadamente na internet. Não façam isso, é arriscado e expõe menores de idade, além de ser crime.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores do WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.