Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Lei Seca será revogada! É o fim do bafômetro #boato

Lei Seca será revogada! É o fim do bafômetro #boato

Boato – A Lei Seca será revogada. Autoridades concluíram que dirigir bêbado é mais seguro do que passar o volante às mulheres.

Se tem uma coisa que os brasileiros gostam de reclamar é de multas no trânsito. Basta alguém tomar “uma canetada” que logo aparecem argumentos falando da “indústria das multas”. Agora, tem uma lei que poucos ousam reclamar em público: é a Lei Seca, que está em vigor desde 2008. Só que, de acordo com um texto que circula por WhatsApp, ela está ameaçada.

Boato aponta que Lei Seca vai acabar
Boato aponta que Lei Seca vai acabar

Um texto curto aponta que a Lei Seca será revogada. Algumas das versões falam em novembro de 2016, outras em 2017 (provavelmente, devem aparecer outras versões no futuro. Leia texto que circula online:

LEI SECA SERÁ REVOGADA.  É o fim do bafômetro

LEI SECA SERÁ REVOGADA EM NOVEMBRO DE 2016

Os legisladores acabam de revogar a tão comentada ‘ LEI SECA ‘.

Após 3 meses de análises ficou comprovado que os bêbados estão passando o volante para as mulheres e o número de acidentes e barbaridades no trânsito aumentou em 300%.

As autoridades concluíram que bêbado dirigindo é mais seguro. NÃO QUEBRE ESTA CORRENTE, VOCÊ PODE SALVAR VÁRIAS VIDAS !!

Lei Seca será revogada? É o fim do bafômetro?

Por incrível que pareça, tem muita gente acreditando nesta história. Mas será mesmo que a Lei Seca vai ser revogada? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O próprio teor do texto deixa a entender que se trata de uma piada (um tanto sexista e de gosto duvidoso). Mesmo assim, ele levanta a bola para o tal cancelamento. Para não deixar dúvidas, fomos fazer uma checagem a respeito do assunto e, como era de se esperar, não tem ninguém pensando em acabar com a Lei Seca. Ao contrário, as multas por dirigir embriagado ficarão até mais rígidas no futuro.

Como você viu, não tem nada de Lei Seca acabar. Mas como foi “muito fácil” desmentir esse boato, vamos falar de mais duas coisas que foram colocadas no texto e não falsas.

A primeira delas é em relação ao impacto da Lei Seca. De início, houve um grande impacto em relação ao número de acidentes. Esta matéria aponta que 22,5% das mortes foram reduzidas nas estradas entre 2007 e 2009.

Em 2015, outro estudo atestou a queda (desta vez, em menor volume) e apontou que é preciso mais ações para deixar o nível de mortes no trânsito no Brasil abaixo da média mundial. Ou seja, a Lei Seca ajuda, mas é preciso pensar em outras coisas.

O segundo ponto é em relação às mulheres no volante. Sempre houve um preconceito com elas dirigindo. Isso talvez seja herança de um tempo onde o homem era o “chefe da casa”, o “provedor” e nem todo mundo poderia ter dois carros em casa (isso ainda acontece).

Pois bem, saiba que o número de homens que se envolvem em acidentes de trânsito é bem maior que o de mulheres. Essa pesquisa do IBGE aponta que 4,5% dos homens falaram que sofreram acidentes de trânsito em 2013. A porcentagem de mulheres era 1,8%. Em mortes no trânsito, o número de homens também é maior.

A principal explicação está escondida na piadinha da Lei Seca. As mulheres são muito mais cautelosas no trânsito. Enquanto isso, muitos homens acreditam que “bêbados” dirigem melhor do que mulheres. O resultado de excesso de confiança você já deve imaginar.

Resumindo: não só a Lei Seca não vai acabar como é fato que ela reduziu os acidentes de trânsito. De quebra, esse papo de mulher dirige pior do que homens está bem longe da realidade. Três boatos em um.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão do leitor Juliano Cipriano. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp pelo telefone (61) 99331-6821.