Juíza e promotora tiram selfie com Fernandinho Beira-Mar #boato

Boato – Durante julgamento em que foi condenado a 120 anos de prisão, Fernandinho Beira-Mar tirou uma selfie com juízes e promotores. Em dezembro de 2017, história voltou a circular. Porém, continua sendo falsa. 

No dia 14 de maio de 2015, o traficante Fernandinho Beira-Mar acabou condenado por mais 120 anos de prisão por causa de uma guerra de facções causada em 2002 quando quatro rivais foram assassinados.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

A sentença fez com que Fernandinho Beira-Mar chegasse a 320 anos de prisão. A pena total do traficante fez com que ele encarasse até com certa tranquilidade o último julgamento. Em uma das fotos, ele manda beijo para alguém e está acompanhado de duas mulheres. De acordo com um texto que rolava na internet, elas seriam a juíza e promotora do caso. Leia:

Na madrugada desta quinta-feira (14), um dos grandes absurdos ocorrido no julgamento do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, culpado por liderar uma guerra de facções, em 2002, não foi ter sido condenado a 120 anos de prisão, mas o fato de alguns juízes e promotores que participaram da sentença aceitarem tirar uma selfie com o condenado.

A imagem viralizou na internet e causou revolta. Afinal, seria ético a pessoa que julga e a que acusa tirar foto com a “celebridade” que está sendo julgada? Mas antes que você também “fique revoltado”, saiba que a história, que foi divulgada inicialmente pelo portal amazonense Holanda, não é bem assim.

Primeiro, não foi um selfie. Tecnicamente, um selfie é uma foto tirada por você mesmo. E como é possível notar, nem Fernandinho e nem as mulheres da imagem têm uma câmera ou celular na mão. Neste link, há inclusive o crédito de quem tirou a foto: é de Fernando Souza, da Agência O Dia.

A segunda informação falsa é que elas seriam juíza e promotora do caso. Na realidade, é um juiz que avalia o caso. Essa matéria do Terra aponta que se chama Fábio Uchôa. Na mesma matéria, é descrito que as advogadas Cecília Gomes e Amanda Vanderlei (irmã de Fernandinho) estavam no julgamento. E é elas que estão nas imagens.

Posteriormente, até o próprio Portal Holanda assumiu o erro e compartilhou a informação certo. Mas caso você só tenha visto a primeira versão, a gente atesta por aqui. Tudo não passa de boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores José Carlos Júnior e Alexandre Naval. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

5 comentários em “Juíza e promotora tiram selfie com Fernandinho Beira-Mar #boato

  • 04/03/2017 em 13:59
    Permalink

    E voces do boato.com ao mais vagabundos ainda sabem que tem juizes corruptos e querem proteger vagabundos

    Resposta
  • 04/03/2017 em 13:55
    Permalink

    Vocesquerem tampar o sol com a peneira rebanhos de vagabundos e vagabundas sao promotoras e juizas independentemente de serem voces sao a vergonha do brasil e aqui ocorre isso mesmo todos corruptos ate a midia se ele quiser tranzam ate com aa promotoras basta elas queirer

    Resposta
  • 03/03/2017 em 02:46
    Permalink

    Felipe, leia a matéria inteira, são ADVOGADAS, ou seja, quem defende bandido, recebe de bandido.
    Fazem de tudo para macular a honra de juízes e promotores, carreiras em que há um pouco de decência nesse país.

    Resposta
  • 01/03/2017 em 16:23
    Permalink

    Independente de não serem elas que o estão julgando, continua sendo uma vergonha para um magistrado tirar foto sorrindo ao lado de um criminoso desses.

    Resposta
  • 17/05/2015 em 13:12
    Permalink

    boa reportagem, tem mt gente revoltada com essa informação falsa ai ..

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)