Juiz da Operação Carne Fraca é encontrado morto no Paraná #boato

Boato – O juiz responsável pela Operação Carne Fraca, André Luiz Schafranski, foi encontrado morto na cidade de Ponta Grossa (Paraná). Isso cheira manobra política.

Há cerca de um ano, uma operação da Polícia Federal chocou muita gente no país. Chamada de Carne Fraca, ela denunciou e prendeu diversas pessoas acusadas de fraudar a qualidade dos produtos feitos com proteína animal. Agora, outra notícia está chocando muita gente na web. De acordo com alguns sites, o juiz responsável pela Operação Carne Fraca foi encontrado morto.

A informação começou a ser veiculada na internet no dia 22/03/2018. De acordo com o texto que circulou online, André Luiz Schafranski foi encontrado morto no apartamento que morava na cidade de Ponta Grossa (PR). Leia uma das versões do texto que circula online:

Cheira Manobra Política! Juiz Da Operação “Carne Fraca” É Encontrado Morto Em Ponta Grossa, No Paraná. O juiz federal André Luiz Schafranski foi encontrado morto no apartamento em que morava por volta das 12h desta quarta-feira (21), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. A informação foi confirmada pela Polícia Civil e pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Ele era o juiz responsável pela operação Carne Fraca.

Juiz da Operação Carne Fraca é encontrado morto no Paraná?

A versão da notícia envolvendo Carne Fraca circulou muito na internet. Mas será mesmo que o juiz da operação foi encontrado morto ou, como as notícias querem dar a entender, foi assassinado? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

De fato, a morte do juiz André Luiz Schafranski é real. Só há um detalhe nisso: o juiz que morreu não é da Operação Carne Fraca. Todo o texto publicado no site com o título “Cheira Manobra Política! Juiz Da Operação “Carne Fraca” É Encontrado Morto Em Ponta Grossa, No Paraná” e outro com o título “Juiz da Carne Fraca é encontrado morto em Ponta Grossa, diz polícia” usam o conteúdo desta matéria do G1. Detalhe: na matéria do G1 não há qualquer menção à operação.

Ao buscar mais detalhes sobre a operação, descobrimos que ela está centrada na 14ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba. E o juiz responsável é Marcos Josegrei (que está vivo e bem). Schafranski era da 2ª Vara Criminal de Ponta Grossa. De acordo com as notícias (confiáveis) sobre o caso, a maior hipótese até o momento é de que o juiz tirou a própria vida.

Resumindo: a história que aponta que o juiz responsável pela Operação Carne Fraca foi encontrado morto é falsa. Não passa de uma distorção de uma notícia sobre um caso real que aconteceu no interior do Paraná.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)