Juiz pego em blitz mandou rebocar viaturas e motos da polícia #boato

Boato – O juiz Berneval Souza Aguiar foi pego em uma blitz com a documentação atrasada. Ele pediu o documento das viaturas e mandou subir tudo no reboque.

Em um momento no qual as instituições não tem gozado de muita simpatia da população brasileira, o Poder Judiciário é uma das exceções. Graças a julgamentos como o da Lava Jato e denúncias constantes contra políticos, os magistrados ainda estão (com algumas exceções) com um voto de confiança perante a população. Mesmo assim, eles são criticados, muitas vezes, por causa de uma suposta petulância. Lendas urbanas colaboram ainda mais com isso.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Uma das últimas histórias que viralizou no WhatsApp dá conta que o juiz Berneval Souza Aguiar fez uso da sua “autoridade” para evitar que policiais cometessem “uma injustiça”. De acordo com o texto, ele teve o carro apreendido com a documentação atrasada e pediu para “verificar” a documentação das viaturas. No fim, todos os carros foram rebocados. Leia o texto que circula online:

Juiz foi pego em blitz com documentação do carro atrasada. Desconfiado e irritado, pediu documento de todas as viaturas envolvidas na blitz. Constatando que todas estavam atrasadas há mais de 3 anos, mandou subir tudo para o reboque. Juiz Berneval Souza Aguiar. O dele foi rebocado. mas levou cinco viaturas carro e oito motos.

Juiz pego em blitz mandou rebocar viaturas e motos da polícia?

A história e as imagens das viaturas sendo rebocadas se espalharam pela internet. Mas será mesmo que é verdade que o juiz Berneval mandou rebocar as viaturas da polícia? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Sempre que nos deparamos com histórias como a do magistrado, tentamos procurar mais informações que confirmem ou desmintam a história. De início, buscamos por duas: o nome do tal juiz e a origem da imagem.

Ao procurar por Berneval Souza Aguiar, não encontramos nenhum resultado. Isso mesmo: não achamos uma decisão do juiz e nem sequer o resultado do concurso público no qual ele teria sido aprovado. Isso nos faz crer que ele não existe.

Ao buscar pela imagem, descobrimos uma história datada de 2015 e muito parecida com essa. Em vez de juiz, o “personagem” era um policial federal. Leia a “lenda antiga”.

Não tá fácil pra ninguém, operação hoje na cabine de Olinda em Nilópolis, um veículo foi abordado e o policial agiu de forma errônea, e o que aconteceu? o senhor que foi abordado era delegado da PF e foi até o comandante da operação e pediu os documentos de todas as viaturas, como não tinham, foram todas elas recolhidas para o depósito público.

As imagens mostram, de fato, que os veículos são do local. Porém, a história é completamente diferente. À época, o comandante do batalhão nas quais foram feitas as imagens explicou do que se trata. Leia nota publicada em um blog que publicou a história de 2015:

*NOTA DO COMANDANTE DO 29° BPM*. O Comandante do 29°BPM, Ten Cel Sylvio Guerra (foto) vem esclarecer a população que estas viaturas foram levadas do pátio do Centro de Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar no Rio de Janeiro, para o Município de Nilópolis, pois o mesmo trabalha em parceria com o 20º BPM o batalhão da área.

Sendo assim a Prefeitura irá realizar a manutenção dessas viaturas para aumentar a frota do batalhão possibilitando assim um maior efetivo nas Ruas de Nilópolis. Que a população fique ciente de que este comentário é falso e as operações que são realizadas pela Polícia Militar são de caráter legítimo, procurando sempre proporcionar a Segurança da população. Comunicação 29° BPM

Resumindo: a história que fala sobre o juiz que mandou rebocar os carros e motos dos policiais é falsa. Trata-se de uma boato “reciclado” sobre outra história falsa que circulou há algum tempo na internet.

PS: Este artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331 6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

3 comentários em “Juiz pego em blitz mandou rebocar viaturas e motos da polícia #boato

  • 30/06/2017 em 14:05
    Permalink

    È boato!!!
    Ta certo que tudo o que se refere ( INDUSTRIALIZADO ), faz mau ao nosso organismo!
    Mais criar uma historia sobre isso, ja é d+!
    E ainda dizer Pelo amor de Deus, ja passou do limite!!!!
    Vai procurar o que fazer, seu mau é isso!
    Não ter o que fazer, ou é doente mental

    Resposta
  • 29/06/2017 em 15:30
    Permalink

    ❌ALERTA:⭕
    ️ ATENÇÃO:

    Alguns doentes estão internados no Hospital das Clínicas de São Paulo e Rio de Janeiro e foram os proprios que fizeram este relato!
    Por favor leiam e repassem esta informação…

    ALERTA GERAL❗❗❗

    Não bebam FANTA UVA, FANTA LARANJA E COCA COLA
    Notaram que a propaganda parou… Por quê?
    Reparem… A propaganda quase não se vê mais na mídia… Porque será???
    Estamos repassando a mensagem abaixo para conhecimento e prevenção, principalmente para aqueles que bebem estes refrigerantes.
    Esta mensagem está sendo repassada dentro do Hospital que trabalha uma pessoa amiga de confiança.
    O fato já está confirmado: Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: Falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto (ânus) .
    Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses de desses refrigerantes.
    Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury, apontaram grande quantidade das substancias, Fenofinol, Almeido e Voliteral, substâncias tóxicas e que causam, respectivamente, a má atividade dos rins e câncer.
    Segundo Dr. Paulo José Teixeira, formado pela USP e Especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais os citados refrigerante.

    A Direção da Coca-Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o refrigerante.

    Pelo amor de “DEUS”… Passem esta mensagem para frente.
    Pelo sim e pelo não, vamos tentar remediar enquanto há tempo.
    Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranqüila.

    Monique Freitas
    Soc.Bras.de Cardiologia/Secretaria.

    Por favor, não deixem de repassar esta mensagem para todos que vocês conhecem!!!

    É BOATO, ou É VERDADE?

    Resposta
    • 21/07/2017 em 17:43
      Permalink

      É BOATO!

      Vá até a caixa escrito pesquisar e pesquise “Fanta uva” por exemplo. Foi desmentido aqui mesmo.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)