Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Jovem tenta subir arco de Osasco e tem foto de Sonic no perfil, diz hoax

Jovem tenta subir arco de Osasco e tem foto de Sonic no perfil, diz hoax

Boato – Notícia do Cidade Alerta aponta que jovem que sofreu traumatismo craniano ao tentar subir o arco de Osasco tinha foto de Sonic no perfil do Facebook.

Por incrível que pareça, alguns dos programas de maior audiência na TV brasileira são noticiários policialescos dos fins de tarde. Um dos mais tradicionais é o Cidade Alerta, da TV Record. Diariamente, Marcelo Rezende faz piadas e narra tragédias do cotidiano.

Uma dessas histórias voltou a circular fortemente na internet após o humorista Rafinha Bastos compartilhá-la em sua conta do Facebook no dia 26 de setembro de 2015 junto com a mensagem “Brasil, terra de jênios (com J mesmo)”.

A história, descrita por uma imagem, dava conta que um jovem teria sofrido traumatismo craniano após andar no “Arco de Osasco”. Detalhe: ele tinha a foto de Sonic (para quem não sabe, é um dos personagens mais clássicos da história do videogame e marcante pela velocidade). Leia: “Cidade Alerta Jovem que sofreu traumatismo craniano ao tentar subir o arco de Osasco tinha foto de Sonic no perfil do Facebook”

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A história é impressionante. Mas só tem um detalhe: ela é falsa. Primeiro, tentamos procurar mais informações sobre essa história. Achamos na internet apenas uma dúzia de textos críticos ao sensacionalismo dos noticiários que tentaram ligar os games aos suicídios. Ah, também não achamos nenhuma história parecida nos arquivos do Cidade Alerta.

Procurando mais um pouco, chegamos ao site “G1.not.br”. Já extinto, o site compartilhado um bocado de virais falsos que desmentimos por aqui. Só para relembrar uma delas: a de que Michael Schumacher teria morrido. Ou seja, o site já tem antecedentes.

Resumindo: a história do Sonic brasileiro nada mais é do que uma notícia falsa que enganou muita gente. Inclusive o humorista Rafinha Bastos. Claro que há a hipótese de ter sido um pegadinha que ele quis fazer na internet. Mas aí só o próprio poderá falar.