Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Imagem de menino morto na lama em Mariana (MG) é falsa

Imagem de menino morto na lama em Mariana (MG) é falsa

Boato – Foto de criança caída na lama mostra que não devemos se esquecer de Mariana enquanto choramos por Paris e colocamos a bandeira da França no perfil. 

Acabamos de publicar no Boatos.org que a foto de uma criança com um cachorro circulou pela internet como se fosse da tragédia de Mariana (MG). Ela teria sido compartilhada por internautas que gostariam de chamar atenção para os problemas no Brasil em detrimento ao que aconteceu em Paris. A imagem não foi a única que circulou online com esse intuito.

Uma imagem de um menino que estaria morta na lama da cidade mineira também circula online. Confira a imagem e leia o texto que a acompanha:

Mariana. Chore por Paris, coloque a bandeirinha da França do seu perfil. Mas não se esqueça disso

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Assim como a foto da criança com cachorro, essa imagem também não foi tirada na tragédia de Mariana. Procurando pela imagem na internet, chegamos a registros de 2010 da imagem. Nessa postagem, em russo, a foto é a número 26. Leia o trecho traduzido:

O menino está descansando em um enorme lago de lama no festival anual “Dia da sujeira” em 6 de julho, em Westland, Michigan. Para criar o lago foram misturados 75 litros de água e 724 200 toneladas de solo. Todos os anos nesta competição vem em torno de 1000 crianças. (Bill Pugliano / Getty Images)

Sendo assim, podemos afirmar que nem a foto é de Mariana e nem a criança estava morta. Na verdade, a imagem foi tirada em 2010 em um festival de lama nos Estados Unidos. Ou seja, mais um boato.

Leia também: Foto de criança com cachorro na lama não é de Mariana (MG)

PS: este artigo foi uma sugestão da leitora Maria Terezinha Vinhal. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.