Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Idade mínima para tirar CNH vai passar para 16 anos #boato

Idade mínima para tirar CNH vai passar para 16 anos #boato

Boato – Agora, jovens interessados em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem começar o processo com 16 anos.

É bem comum que os brasileiros queiram copiar algumas coisas dos amigos europeus e/ou norte-americanos. O jeans, o milk-shake, a boina, o chá das 5 e sabe-se lá o que mais, o fato é que estamos sempre sofrendo alguma influência de culturas estrangeiras.

Boato diz que idade mínima para tirar a CNH vai diminuir para 16 anos
Boato diz que idade mínima para tirar a CNH vai diminuir para 16 anos

E por falar nos norte-americanos, parece que uma novidade a la gringa está deixando muita gente empolgada por aí. Segundo uma informação que começou a circular as redes sociais no final de semana (18/02), agora jovens com 16 anos completos já podem iniciar o processo para retirar a CNH. É isso mesmo, igual nos States!

Com uma manchete em letras garrafais, a notícia tem se espalhado por aí da seguinte maneira:

A parti de abril a Idade mínima para tirar a CNH Vai passar para. 16 Anos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Chocados com esse conjunto de informações complexas? Pois em outra postagem esse mesmo título vem acompanhado de uma longa notícia que comenta sobre a busca insana de jovens por autoescolas antes das grandes mudanças. Confira alguns trechos:

Apartir de Março de 2017. Idade mínima para tirar a CNH Vai passar para. 16 Anos.

São Paulo – A mudança nas regras para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), prevista para janeiro, está levando os candidatos à carta de motorista a uma verdadeira corrida às auto-escolas para conseguir o documento.

“As pessoas fogem do conhecimento, e isso é uma verdadeira ironia”, afirmou o presidente do Sindicato das Auto e Moto Escolas do Estado de São Paulo, José Guedes Pereira, ao comentar as alterações no procedimento para quem vai prestar o exame pela primeira vez. “Em vez de 30 horas-aula, serão 45, e o curso teórico vai aumentar cerca de 15%.”

Afinal, a idade mínima para tirar CNH vai passar para 16 anos?

Quem chutou “não” para responder essa pergunta ganha um “certa resposta!”. Essa história é claramente uma mentira bem mal construída que visa nada além de enganar desavisados e ganhar dinheiro com cliques.

O título, mal escrito em letras garrafais que destacamos acima, está alocando na categoria “Portugal” de um site muito esquisito. Acontece que em Portugal a carteira nacional de habilitação não se chama CNH, é conhecida nacionalmente como “carteira de condução”. Se isso não bastasse, o site duvidoso também mostra o link de uma chamada idêntica – a única diferença é que anuncia a mudança para março ao invés de abril.

E mais, a outra versão que mostramos não tem relação alguma com qualquer mudança que diminua a idade mínima para tirar a CNH. Trata-se, na verdade, de um artigo publicado na EBC em 2008, comentando o aumento da procura de jovens DE 18 ANOS em função de modificações no processo da CNH. Mudanças na quantidade de horas-aula prática e teórica e, consequentemente, do preço, nada além disso.

Ah e só a título de curiosidade, a possibilidade de diminuir a idade mínima para os novos motoristas brasileiros é um assunto em pauta há alguns anos. Dois projetos de lei de 2010 e 2012 respectivamente foram sugeridos sobre esse tema, mas nunca passou disso.

Ou seja, as pessoas estão em polvorosa por uma mentira ridiculamente mal feita. Essa história de CNH a partir dos 16 anos é #boato total. E aos jovens, fica aquele conselho de vó: não se afobem tudo no seu devido tempo.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.