Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Homem morreu após vencer campeonato estranho em Marabá (PA) #boato

Homem morreu após vencer campeonato estranho em Marabá (PA) #boato

Boato – Um homem chamado Marco Antônio Pereira, de 28 anos, morreu após ganhar um campeonato de estranho na cidade de Marabá (PA).

Quando falamos em notícias falsas na internet, o que não falta é bizarrice. Existe um grupo, inclusive, que é “perito” em criar esse tipo de boato. Já fomos obrigados e desmentir histórias estranhas. Para engrossar a lista, chega aí o “causo do campeão bizarro”.

De acordo com uma notícia que circula na internet, um homem chamado Marco Antônio Pereira, de 28 anos, morreu após vencer uma competição chamada 1º Campeonato de P… de Marabá (PA). Leia a mensagem que circula online:

*UM CAMPEÃO QUE SE FOI* Marco Antônio Pereira, de 28 anos, morreu ontem (22) durante a realização do 1° CAMPEONATO DE P… realizado em Marabá-PA. Marco venceu em 1° Lugar levando o prêmio de 1.000,00 logo após a premiação o homem passou mal e teve morte súbita após “bater” mais de 70 p…. DESCANSE EM PAZ GUERREIRO Se fosse um jogador de futebol todo mundo estava compartilhando!

Homem morreu após vencer campeonato estranho em Marabá (PA)?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Temos três coisas para falar para vocês. 1) Desculpem-nos por falar de uma história tão escatológica. Infelizmente, desmentir esses boatos são ossos do ofício. 2) Um monte de gente compartilhou a história por aí. 3) O causo é, tipo assim, muito falso. Vamos aos fatos.

Primeiro ponto: o texto. Só de bater o olho na mensagem, já percebemos que a ela não merecia ser compartilhada. Ela tem o pacote quase completo em termos de características de boatos: é alarmista (com direito até a letras em caixa alta), pede compartilhamento, tem erros de português (bem poucos desta vez) e não cita fontes confiáveis.

Uma coisa a gente não pode reclamar em relação à notícia falsa: o texto apresenta muitos detalhes sobre “causo”. E justamente por isso que conseguimos checar as informações. Ao buscar sobre a tal competição, nada encontramos. Também não encontramos nenhuma informação sobre o tal Marco Antônio Pereira.

Tentamos, ainda, buscar pela imagem e descobrimos que o nome da pessoa sequer é Marco Antônio Pereira. A imagem é de uma notícia de Rondônia que falava de pessoas que estavam a procura de um homem chamado Valdinei Pereira da Silva. Ele teria problemas psicológicos e teria fugido do Hospital Regional de Ariquemes. Não sabemos o desenlace da história.

Por fim, a fonte (vocês acharam que esqueceríamos de falar nela, né?). A história surgiu em um site que sempre publica fake news na internet. Ou seja: fake news escatológica é a especialidade da página.

Resumindo: a história que aponta que um homem morreu após ganhar o 1º Campeonato de P… de Marabá (PA) é falsa. Nunca houve tal competição e a foto que está circulando online é de um homem que não tem nada a ver com isso. Não compartilhe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.