Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Homem ameaça matar 30 crianças em cidades do Brasil #boato

Homem ameaça matar 30 crianças em cidades do Brasil #boato

Boato – Áudio do WhatsApp alerta sobre homem que ameaçou matar 30 crianças em diferentes cidades do país.

Importante: depois da publicação deste texto, apareceram outras versões do boato (algumas com outras fotos de homens. Outras em áudios falando do caso). Ou seja, era boato, continua sendo boato e, salvo algo extraordinário, continuará sendo boato. 

A internet é um lugar divertidíssimo. Um espaço de memes, piadas, vídeos fofos de bebês sorridentes e “guerras” no Twitter onde a única arma é a zoeira com os amigos portugas. Não tem como negar que a era digital deixou a vida bem engraçada, mas, não é só de alegria que temos moldado esse lugar lindo chamado web.

Além das piadas, tutoriais de maquiagem ou melhores momentos do jogo de futebol que perdemos ontem, a internet também é um lugar de preconceito, manipulação e denúncia. Um espaço que dia após dias temos usado para avisar ao próximo sobre os perigos do mundo e sobre os riscos. Acontece, porém, que muitos riscos estão aí – nos avisos.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Entre os mais recentes, um áudio e uma foto que estão circulando pelo WhatsApp deixa pessoas apreensivas aonde chegam. Segundo a informação repassada, o homem da imagem que acompanha o  áudio ameaçou matar 30 crianças e não vai parar até conseguir. Confira a transcrição do aviso:

Bom dia amados, paz do senhor.

Então, esse rapaz aí com aparência até boa, ele está sendo procurado pela polícia, ele está desafiando a polícia porque ele disse que tem 30 crianças ainda pra matar. Então ele entra nas casas se tiver portão aberto, ou toca a campainha se abrir pra ele, ele entra como vendedor desses cordões aí que tá no pescoço dele. Ele disse que enquanto ele não matar 30 crianças ele não para de matar porque assim que ele matar ele vai suicidar. É obra do inimigo né? Então vamos viajar aí porque ele tá rodando esse Brasil, tá?! Tenham um bom dia.

Homem ameaçou matar 30 crianças em várias cidades do país?

O relato é preocupante, a intenção poderia até ser boa, mas informação falsa de nada serve. E é isso que este aviso repassa – uma informação totalmente falsa. Como é típico de correntes do WhatsApp,  o áudio avisa do perigo só pela metade. A pessoa que denuncia não se identifica, não informa em quais cidades o suposto assassino está ameaçando agir ou em que lugar ele tem sido procurado pela polícia.

E um homem que ameaça matar 30 crianças pelo país todo não seria noticiado na mídia? Pela regra mais básica da imprensa e a relevância pública, com certeza seria. Mas, choquem, nada foi noticiado sobre o assunto para alertar a população.

O que de fato foi falado em alguns portais é que a tal ameaça é falsa. A história originalmente apareceu em Joaquim Távora, no Paraná, mas acabou circulando em várias outras cidades, chegando a ser desmentido em um programa de televisão em Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo.

Conforme esclarecimentos da própria polícia, o homem da foto é William de Jesus Bubna, um ex-detento que cumpriu 10 anos de prisão por homicídio. Depois de solto, Bubna começou a trabalhar e sabendo do boato ele próprio postou um vídeo na internet esclarecendo que não fez ameaça nenhuma e que está tentando seguir com a vida.

Ainda assim, depois de se envolver em uma confusão, Bubna foi espancado por um grupo de pessoas e encaminhado ao hospital. Casos semelhantes já foram esclarecidos aqui no Boatos.org, e outros ainda mais sérios já resultaram em morte. Ou as pessoas já esqueceram Fabiane, assassinada há dois anos por ser parecida com o “retrato” compartilhado na internet de uma mulher que praticava magia negra com crianças?

Recapitulando, então, a polícia e a imprensa já esclareceram o caso e anunciaram que Bubna não ameaçou matar 30 crianças nem em Joaquim Távora, nem em Espírito Santo do Pinhal ou em qualquer outra cidade. O áudio nada mais é do que boato. E se todos fizéssemos da internet um lugar só de informação verídica e memes maravilhosos? Fica o convite.

PS: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Kelly Fagundes. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.