Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Homem agride crianças em abrigo no Brasil e está foragido #boato

Homem agride crianças em abrigo no Brasil e está foragido #boato

Boato – Diretor de orfanato é flagrado batendo em crianças da instituição. Compartilhe o vídeo para ajudar às autoridades a localizar o foragido.

No Brasil existe uma legislação específica para respaldar crianças e adolescentes. O Estatuto da Criança e do Adolescente existe desde 1990 para justamente atuar na defesa de menores de idade e para protegê-los. Ainda que muita gente critique as normas que regem o Estatuto, o mesmo auxilia em situações muito sérias como exploração infantil, abuso, negligência e vários outros temas.

Por sua vez a própria Organização das Nações Unidas desde 1959 tem definida a Declaração Universal dos Direitos das Crianças estabelecendo em 10 princípios o que se deve, essencialmente, ser proporcionado a todas as crianças do mundo.

No entanto, parece que esses princípios e a esforços do ECA não estão valendo nada. Segundo um vídeo que tem sido compartilhado na internet, um homem está agredindo crianças no orfanato onde trabalha. As imagens (que não vamos mostrar, obviamente) exibem o homem batendo nas crianças com pedaços de madeira, por exemplo.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Para combater esse absurdo as pessoas estão enviando a seguinte mensagem junto com as fortes imagens na esperança de ajudar na busca do agressor:

Vamos girar o mundo com este vídeo até chegar aos órgãos competentes. Direitos da criança, Direitos humanos. Repassem. As crianças pedem socorro. Parece ser uma Casa q acolhe crianças. Estou divulgando, pq pediram p/ repassar até q chegue a uma autoridade. Vamos localizar esse sujeito para lhe dar “carinho”, compartilhe e anuncie aqui aonde ele fica.

Homem está agredindo crianças em orfanato no Brasil?

A intenção por trás de cada compartilhamento que tem sido feito dessas imagens, como bem explicita a mensagem, é boa. A ideia é parar a pessoa que têm agredido as crianças e pelo jeito o método mais eficiente é chocar quem vê. Acontece que, como dizem, fins (nesse caso a boa intenção) não justificam os meios (os compartilhamentos). E porquê não?

Porque essa história não é sobre um homem que está agredindo crianças em um orfanato no Brasil. Essas imagens são na verdade de uma instituição que acolhe crianças no Egito. Foi lá que ocorreu esse triste e absurdo fato e mais, isso tudo ocorreu em 2014.

O agressor, Osama Mohamed Othman, foi gravado pela própria esposa e que o denunciou após os sucessivos excessos do marido. A justiça egípcia o condenou a três anos de prisão pelo mal causado às crianças. Na época, as imagens correram as redes sociais de diversos países o que levou a prisão de Othman no mesmo dia da postagem. Aqui no Brasil o assunto foi tratado até na imprensa em jornais como o Correio Brasiliense e o Extra.

Portanto, por mais que queiramos ajudar em situações assim, fazer isso de olhos vendados e simplesmente passar cenas absurdas para frente só colabora com a disseminação de violência gratuita.

Dá para fazer mais do que isso, dá para dar aquela olhada rápida e descobrir que a história toda não é brasileira e que já aconteceu, poupando assim os grupos do Whats de ver algo assim. Dá para ser melhor, dá para refletir e ser responsável antes de compartilhar uma informação errada, ou seja, um boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Sâmia Chalub, Vera Rosati e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.