Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Homem agride crianças em creche de Pernambuco (Brasil), mostra vídeo #boato

Homem agride crianças em creche de Pernambuco (Brasil), mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra homem agredindo crianças em creche de Pernambuco. Áudio pede compartilhamento do vídeo para reconhecer o agressor.

A cada 6 minutos, o Brasil registra uma denúncia de violação de direitos humanos contra criança ou adolescente. O Disque 100, canal do Ministério de Direitos Humanos, recebeu 84.049 denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes em 2017.

Os dados trazem à tona a realidade de dezenas de crianças, como as do vídeo que tem circulado no Facebook e WhatsApp. As imagens (que não vamos mostrar, obviamente) flagram um homem agredindo crianças com pedaços de madeira. Junto a elas, circula um áudio no qual um sujeito diz que as crianças foram espancadas em uma creche em Pernambuco. Leia a transcrição do áudio que circula online:

Boa tarde, gosto demais! Rapaz, você que está mais próximo aí desse Pernambuco aí, ó. Vê onde é essa creche aí meu amigo que tá na rede social aí. Esse vagabundo espancando as crianças aí, cara. Vê onde é que tá essa creche aí em Pernambuco, que é aí no Recife. Vê ainda que esse vagabundo tá fazendo isso com essas crianças aí, bicho.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Assista esse vídeo aí e compartilha esse vídeo aí nesses grupos todos de WhatsApp aí pô para ver se reconhece esse vagabundo e esse canalha que está fazendo isso com essas crianças aí, bicho. Eu não gosto demais disso não, bicho. Aí eu tenho que pegar esse cara e fazer essa mesma coisa aí com ele. Vê aí se você compartilha nesse grupo de Pernambuco aí pelo amor de Jesus Cristo.  

Homem agride crianças em creche de Pernambuco (Brasil)?

Nós últimos dias, a história circulou muito na internet e mobilizou muita gente. Mas será mesmo que o homem agrediu crianças em creche de Pernambuco? A resposta é não. Para entender os porquês, vamos aos fatos.

De cara, alguns motivos fizeram a gente desconfiar que o caso tenha acontecido no Brasil ou que vale a pena compartilhar. Primeiro, a história reúne as características de boatos online: cheio informações vagas, erros de ortografia, alarmista, sem datas e fontes confiáveis e pedidos de compartilhamento. Quer dizer, o pacote completo da boataria.

Junte isso ao fato de que, ao buscarmos por casos de maus-tratos de crianças em creches de Pernambuco, não encontramos nada. Outro ponto que deixa com a pulga atrás da orelha é que, no vídeo, as crianças não falavam português ou mesmo alguma língua mais conhecida por aqui, como inglês e espanhol.

Agora, vamos a origem do vídeo. Na realidade, as imagens foram registradas em uma instituição que acolhe crianças no Egito. A agressão, aconteceu em 2014, no Orfanato Dar Mecc Al-Mokarama em Gizé, no Egito. Na época, o então gerente Osama Mohammed Othman agrediu as crianças por não pedir permissão para assistir à TV. O vídeo foi gravado pela própria esposa que o denunciou após divulgar as imagens na internet. No mesmo ano, Osama foi preso e condenado por agressão, trabalho infantil forçado e violação das leis da criança.

Por fim, vale dizer que, em 2017, o mesmo vídeo foi protagonista de um boato na internet. Na época, a história apontava que o diretor de um brigo no Brasil agrediu crianças e estava foragido. Por sinal, a história foi desmentida no Boatos.org.

Resumindo: a história não é sobre um homem que está agredindo crianças em creche de Pernambuco. O caso é antigo, aconteceu no Egito e o agressor já foi preso. Ou seja, tudo #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.