Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Grupo terrorista Vale/Samarco assume atentado em Mariana, diz notícia falsa

Grupo terrorista Vale/Samarco assume atentado em Mariana, diz notícia falsa

Boato – Após o atentado ambiental na barragem em Mariana, grupo Vale/Samarco assumiu autoria da ação.

Por incrível que pareça, a tragédia em Mariana (MG) ganhou mais repercussão em redes sociais após os atentados terroristas em Paris. Enquanto alguns internautas disputam qual tragédia foi pior (disputa desnecessária), informações (nem sempre verdadeiras) circulam pela internet.

Vale e Samarco assumiram atentado terrorista, diz notícia falsa
Vale e Samarco assumiram atentado terrorista, diz notícia falsa

Uma dessas informações relacionou a tragédia em Mariana com os atentados na França. Ela apontou que o grupo terrorista Vale/Samarco teria reivindicado a autoria do atentado em Mariana. Leia:

Grupo terrorista Vale/Samarco assume autoria de atentado em Mariana. Grupo terrorista multinacional bombardeou o país com larga escala de armamentos químicos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Após os monstruosos ataques terroristas em Paris e Beirute, ambos requisitados pelo grupo radical Estado Islâmico, é a vez do Brasil ter a notícia de quem reivindica o atentado ambiental ocorrido em Mariana, Bento Rodrigues, em Minas Gerais. É o maior ataque ao Brasil na história recente pós-privatizações de Fernando Henrique Cardoso. O grupo terrorista multinacional Vale/Samarco assumiu a autoria do lançamento em massa de armas químicas em solo tupiniquim.

A notícia viralizou em redes sociais como verdadeira (apesar de bem suspeita), mas tem como origem o site Diário Pernambucano. Se você não sabe, o site é de notícias falsas. Só para citar um exemplo que já desmentimos por aqui: o de que Suzane Von Richthofen viraria presidente da Comissão de Seguridade Social da Câmara. Ok. A notícia é falsa. Mas até que ponto há inverdades na informação? Vamos aos fatos:

1 – De fato, a Vale e a Samarco estão sendo apontadas como culpadas pelo desastre ambiental e, de certa forma, muito do que se comete em prol do progresso é sim atentado ambiental. Mas, infelizmente, isso não é exclusividade das empresas citadas.

2 – Comparar a Vale/Samarco ao Estado Islâmico é juízo de valor. Ou seja, foi mais opinião do autor da notícia falsa do que uma informação. Particularmente, acredito que são coisas diferentes.

3 – Nem a Vale e nem a Samarco “assumiram” autoria pela tragédia. Ambas estão tentando se defender e minimizar as perdas (no caso, das empresas).

Resumindo: há sim investigações sobre responsabilidades da Vale e da Samarco na tragédia de Mariana. Mas ninguém assumiu tão abertamente isso. A notícia é só uma informação que saiu em um site de notícias falsas.

PS: este artigo foi uma sugestão da leitora Cláudia P. Laranjeira Estoque. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.