Greve geral no Brasil vai acontecer no dia 3 de novembro #boato

By | 30/10/2016

Boato – Uma greve geral está marcada para acontecer no dia 3 de novembro de 2016. Medida é para governo reavaliar prejuízos causados a trabalhadores.

Assim como na época do governo Dilma após junho de 2013, o número de pessoas insatisfeitas com o governo Temer no Brasil é grande. Na internet, as críticas são refletidas em posts, comentários e compartilhamentos. O grande problema é, que assim como na época de Dilma, nem tudo que sai na internet é verdadeira.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Greve geral vai acontecer no Brasil dia 26 de junho, diz boato

Greve geral vai acontecer no Brasil no dia 3 de novembro, diz boato

A mais nova história que circula por redes sociais dá conta que uma greve geral no Brasil está marcada para o dia 03 de novembro de 2016. Um “edital” chamando as pessoas para “não fazer nada” diz o seguinte. Leia:

GREVE GERAL: Edital de convocação de Greve geral marcada para o dia 03- 11- 2016. Local em todas as cidades Brasileiras capitais e interior. A comissão de organização e negociações e livre para todos representantes dos trabalhadores. Essa GREVE GERAL tem uma finalidade barrar o governo federal para que não tirem os direitos previdenciários histórico adquirido, reavaliar os prejuízos causados ao trabalhador Brasileiro.

CONVOCAMOS todas entidades representativas, centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais, estudantes, e a população de modo geral afinal todos somos trabalhadores. Não podemos perder o que já é nosso por direto e por lei. É hora de #LUTABRASIL#. Repassem para seus amigos todos precisam saber dessa GREVE GERAL vamos parar todos os setores em todo Brasil.                       

Além do “edital” de chamamento, há também algo que seria o discurso do presidente da OAB. No texto ele estaria falando sobre “safadeza”. Mas será mesmo que é real esta história de greve geral? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de falar da greve geral, precisamos falar do discurso. Aqui no Boatos.org, nós já desmentimos a história. O próprio presidente da OAB apontou que nunca falou nada sobre “safadeza”. Muito menos em um discurso. Dito isso, vamos à “greve”.

Tentamos levantar alguns caminhos que apontem para a tal “greve geral” e não achamos nenhum indício de que ela tenha qualquer adesão. O primeiro ponto está na repercussão da mídia sobreo assunto, que é zero. Não há nenhuma matéria que fale sobre qualquer mobilização em “todos os setores” da sociedade.

Para além disso, tentamos ver se os sindicatos estão organizando algum movimento para o dia 3 de novembro. Também como era de se esperar, não há nada sobre o assunto. Há sim, uma paralisação (para filiados de alguns dos sindicatos) para novembro. Só que ela está marcada para o dia 11 e não 3.

Vale lembrar que esse papo de “greve geral” vem desde os tempos do governo Dilma. Aqui no Boatos.org, Desmentimos essa história em 2013 e em 2015.

Resumindo: nem o texto do presidente da OAB nem a convocação de greve geral é verdadeira. Há sim, movimentos contra a política de Temer em relação a trabalhadores. Só que nenhum deles é para o dia 3 de novembro de 2016.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Ana Blanco, Joel Rocha, João  Batista  de Paulo, Pastor Geracino Inacio De Oliveira e mais três leitores que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp pelo telefone (61) 99331-6821.

7 thoughts on “Greve geral no Brasil vai acontecer no dia 3 de novembro #boato

  1. Roberval Teixeira

    Com mais de 12 milhões de desempregados, como esse bando de pelegos irão mobilizar alguem para qualquer tipo de greve? Sem contar que quem iria pagar os lanches de “mortandela”? Decididamente os Petralhas viram que o jogo acabou. Game Over…

    Reply
  2. Haroldo

    Os comentários são hilários, são melhores que a própria mentira que virou boato.

    Reply
    1. Ruy A Dias

      Haroldo, gosto do boatos.org, pois ele desmente muita besteira à direita ou à esquerda do cenário político, mas não se pode negar que existe uma mobilização para greve. Se ela vai ocorrer, se vai ser bem sucedida é outra coisa.

      Reply
      1. Haroldo Gre

        Ok. Mas continua sendo hilário. O país falido e querem greve, querem os bolivarianos de volta, querem derrubar o Temer e por aí vai. O STF acertou, na iniciativa privada fez greve tem o ponto cortado, depois se negocia. Porque no funcionalismo deveria ser diferente.

        Reply
  3. Romualdo

    Trouxinhas “desmentindo” trouxinhas. Existe sim, chamamento e mobilização para a greve geral. Só que é para o dia 11 de novembro. O fato da mídia não repercutir não significa nada já que a mídia só repercute o que é de interesse das classes dominantes. A mídia nunca repercutiu greve geral nenhuma mas já foi por diversas vezes atropelada por esses movimentos.

    Reply
  4. Maria Pinheiro

    Essa mentiras já est~p enchendo, acho que quem as desente são os mesmos que a inventam….rsrsrsrsr procurem o que fazer;;;;;;;;;;;;;;

    Reply
  5. Ruy Aguiar

    Acho que o boatos.org pisou na jaca desta vez. Resta saber se foi intencional ou nao. A proposta de greve geral existe sim. Pode ser que a OAB nao tenha nada com isso mas a CUT esta convocando para a greve e foi por isso que o STF autorizou o governo a cortar os pontos dos grevistas. Quanto ao fato de nao sair nos jornais… ora me façam o favor. Existem mais de 1000 escolas ocupadas no brasil. Algum de voces viu isso na globo? E a denuncia contra Serra apareceu? Sair na mídia nao é parametro para confirmar ou desmentir boatos

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *