Globo News se arrependeu de convidar general Heleno para debate #boato

Boato – A Globo News se arrependeu de convidar o general Heleno para um debate e tirou vídeo do ar. O Congresso e o Senado também mandou ligaram para TV e tiraram o vídeo do Youtube. Em junho de 2018, a mesma história começou a circular com outro vídeo. Ela continua sendo falsa. 

Em tempos no qual o assunto “intervenção no Rio de Janeiro” está “na boca do povo” (tem até uma lista de sete boatos aqui), o que não tem faltado é debate acalorado sobre o tema. E claro, para “vencer o debate”, internautas têm lançado mão de muitos artifícios.

O último deles está “ajudando” a viralizar um vídeo no qual a jornalista Renata Lo Prete (Globo News) entrevista o general Augusto Heleno Ribeiro, mais conhecido como general Heleno. Junto com uma declaração de Heleno a favor de que os militares tenham poder de polícia, uma mensagem está sendo divulgada. Leia o texto e assista ao vídeo:

A Globo News se arrependeu de ter convidado o general Heleno para um debate. A TV apresentou esse vídeo hoje pela manhã logo em seguida o Congresso e Senado ligaram para TV intimando sob ameaça que retirassem dos demais telejornais e já foi retirado do YouTube. Repassem sem dó

Globo News se arrependeu de convidar general Heleno para debate e deletou vídeo?

O tal vídeo tem se espalhado com força entre pessoas que defendem o “direito de matar” dos militares. Mas será mesmo que a Globo News se arrependeu de ter falado com general Heleno e mandou, junto com o Senado, tirar o vídeo do ar? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Antes de começar a falar desta história, vamos esclarecer outra versão do mesmo boato, A mesma mensagem tem circulado na internet junto a um vídeo do historiador Marco Antonio Villa no “blog do Villa”. Não seria preciso nem repetir que ela está completamente errada. Afinal, Villa não é general Heleno e nem o blog do Villa é a Globo News.

Dito isso, voltamos ao boato do “verdadeiro” general Heleno. Não vamos entrar no mérito do que ele disse (nosso papel não é checar opinião das pessoas). Mas o fato é que a mensagem é apenas uma forma para fazer a história viralizar. Isso é possível de ser provado com duas constatações.

A primeira é que a Globo News não retirou o vídeo do ar. A entrevista é possível de ser acessada pelo Globo Play, serviço de streaming da Globo. Ou seja: pode até ser que muita gente não tenha concordado com a declaração de Heleno. Porém, ninguém a censurou.

Segundo ponto: essa mensagem que fala que o “Senado mandou tirar o vídeo do ar” já é manjada na internet. Já desmentimos a mesma versão do boato falando do aplicativo Mudamos e de uma declaração de Ciro Gomes”.

Junte isso ao fato de que a mensagem que acompanha o vídeo tem as principais características de boatos na internet (vaga, alarmista, com erros de português e pede compartilhamento, como que você pode ver no vídeo abaixo) e nenhuma fonte séria deu a informação e podemos dizer que se trata de mais um boato online.

Resumindo: a história que aponta que a Globo News se arrependeu de entrevistar o general Heleno é falsa. É só um boato utilizado para promover o vídeo que defende que militares tenham “direito de polícia” no Rio de Janeiro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

14 comentários em “Globo News se arrependeu de convidar general Heleno para debate #boato

  • 05/06/2018 em 00:22
    Permalink

    Socorro generais,estamos sendo massacrados e voces nao fazem nadaaaaaaaass!!!!!!

    Resposta
  • 01/06/2018 em 13:11
    Permalink

    Não se pode fazer “Copiar” daqui para levar ao Whats e “Colar” ??? Ou eu errei ???
    Não esperava que o Boatos.org fosse inibir essa função… Seria fazer como Folha, Estadão e outros que querem assinatura paga para liberar conteúdo, não?…

    Resposta
  • 26/05/2018 em 12:01
    Permalink

    Essa explicação eles mesmos assumem que retiraram o vídeo doar, prestem atenção! Eles mesmos dizem na matéria que é possível acessar o vídeo no “Globo play”. Afinal quantas pessoas terão acesso a esse vídeo no globo play? Mais uma vez tentando fazer o povo de besta como anunciando o fim da paralização dos carreteiros, abra os olho Brasil!

    Resposta
  • 13/04/2018 em 12:43
    Permalink

    O Roberto Marinho era a favor dos militares, infelizmente seus filhos são contra, o Sr. Roberto Marinho deve estar se revirando em seu tumulo.

    Resposta
  • 12/04/2018 em 21:05
    Permalink

    Politico corrupto tem que morrer e confiscar todos os bens adquiridos com a politica, pois a massa politica no pais só ta crescendo e aumentando os ladroes , olha a quantidade de vereador e assessores que ganhão dinheiro e não fazem nada nem fiscalizam as ações dos prefeitos , e eles pagam assessores e recebem parte do dinheiro de volta, so sabem roubar. O STF tem muita gente com rabo preso com os políticos.
    Porque não investigaram a morte do Prefeito de Santo Andre???

    Resposta
  • 06/04/2018 em 11:59
    Permalink

    Lula falou a mesma coisa, a muitos anos atrás. A pergunta é: “Em quem devemos acreditou e confiar…?!

    Resposta
  • 08/03/2018 em 14:19
    Permalink

    Mas o que interessa mesmo é a colocação do GENERAL HELENO, sobre os três poderes… que é REAL!

    Resposta
    • 18/03/2018 em 17:33
      Permalink

      Não falou em nenhum momento em dar poder de polícia ao Exército, falou de dignidade, respeito e orgulho, que aqueles que aceitam calados as imposições de bandidos serão eternamente tratados como animais submissos. É hora do Brasil se levantar de seu berço esplêndido e defender a dignidade para expulsar esse traidores de seus tronos.

      Resposta
  • 26/02/2018 em 13:45
    Permalink

    ninguém pede direito de matar. pede igualdade em combate

    Resposta
  • 26/02/2018 em 12:44
    Permalink

    Com certeza milhões de brasileiros estão de pleno acordo…
    O fato é simples; Enfrentamento entre um bandido é a polícia , tem que cair o bandido. E o general Heleno estar certíssimo em suas colocações. Ou partimos pra combater o crime de verdade, ou então vamos continuar o gato e rato e com isso a impunidade prevalecendo….

    Resposta
  • 26/02/2018 em 10:25
    Permalink

    Eu não sei se foi retirado do ar o vídeo. O que sei é que deveria ser repetido a exaustão porque o povo tem o direito de ver uma vez que a globo diz que a finalidade do seu trabalho é a população.
    Cadê o ccompromisso com o povo!!!
    Porque governo e meios de ccomunicaccão decidem a sensura para o povo???

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)