Globo fica com 90% do dinheiro do Criança Esperança #boato

Boato – A Rede Globo fica com 90% do dinheiro arrecadado do Criança Esperança e só repassa 10% para a Unesco. Prova seria documento do WikiLeaks.

PS: Em 2016, desmentimos uma nova versão da história que aponta que a Globo fica com 90% do Criança Esperança. Clique e leia. 

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Todos os anos, quando acontece a campanha Criança Esperança, duas histórias voltam a circular na internet. Uma delas relembra a mítica saga contada por Renato Aragão da criança que pergunta “no céu tem pão” e morre. A outra é a acusação que a Rede Globo fica com 90% do lucro ganho no Criança Esperança.

Globo fica com 90% do dinheiro do Criança Esperança, diz boato
Globo fica com 90% do dinheiro do Criança Esperança, diz boato

Neste ano, os textos que “estão fazendo sucesso” sobre o assunto são postagens publicadas nos sites Pensa Brasil (de direita), Plantão Brasil (de esquerda) e Sempre Questione (de teorias da conspiração). A história é tão poderosa que une direita e esquerda. Leia uma das versões do texto:

Rede Globo fica com 90% do dinheiro arrecadado do Criança Esperança, diz documento descoberto

Promovida pela TV Globo em parceria com o Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância -, a campanha já arrecadou R$ 122 milhões, em 18 anos, investidos integralmente no Brasil.

Um documento publicado pelo site WikiLeaks, famoso por divulgar materiais e informações confidenciais de governos e empresas, registra uma investigação sobre o recebimento de verbas da campanha Criança Esperança da Rede Globo pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O documento, de 15 de setembro de 2006, revela um telegrama que teria sido enviado do escritório da Unesco em Paris, na França, para Washington, capital dos EUA. O material relata uma solicitação de reunião do então embaixador brasileiro na capital francesa, Luiz Filipe de Macedo Soares, com lideranças da entidade da ONU para discutir irregularidades ocorridas no escritório da Unesco em Brasília.

Globo fica com 90% do Criança Esperança?

Mas será mesmo que a Globo bota a mão em todo o dinheiro do Criança Esperança e você não está sabendo. Apesar de muita gente não gostar da “Vênus Platinada”, a história é um boato. Vamos aos fatos.

Em 2014, o Boatos.org já havia desmentido a mesma história, só que com outra versão (vinda do Facebook). Para o desmentido de hoje não precisamos nos utilizar de argumentos muito diferentes.

Para começar, o tal telegrama da “denúncia” é do ano de 2006 e, segundo reportagem da Agência Pública (que divulga conteúdo do WikiLeaks no Brasil), o telegrama até cita supostas irregularidades do escritório da Unesco no Brasil (que nunca foram comprovadas), mas a parte que fala do Criança Esperança exime a Globo. Leia:

A Globo é mencionada por causa do Criança Esperança, ONG para a qual emissora teria arrecadado cerca de 40 milhões de dólares desde 1986, ou seja, em 20 anos. A Unesco teria ficado com 10% desse montante, por conta de uma “taxa de serviço”.

Os telegramas não alegam irregularidade nisso. Apenas citam montantes, como este outro: “É válido notar que um terço da verba extra-orçamentária da Unesco (cerca de 124 milhões de dólares) passa pelos cofres do escritório brasileiro”.

Além disso, desde 2006 não há sequer investigação sobre o assunto. Em dez anos e com tanta gente martelando no assunto na internet anualmente, vocês acham que alguém não iria entrar com um processo no Ministério Público pedindo investigação sobre o assunto?

Outro ponto está nos próprios desmentidos da Globo e da Unesco sobre o assunto. Se você não percebe, quando há a campanha é citado que o dinheiro vai 100% para a conta da Unesco. Informação confirmada tanto pela emissora como pela entidade. Leia aqui.

Por fim e por mais que não pareça, a Globo teria prejuízo mesmo que ficasse com todo o dinheiro do Criança Esperança. Se você não sabe, um comercial de 30 segundos no Jornal Nacional custava mais de R$ 300 mil. Agora calcule o número de inserções que Globo “perde” para anunciar o Criança Esperança muitas vezes na programação. Aí você pode ver que a coisa daria prejuízo.

Resumindo: a história é mais um boato sobre a Globo que circula anualmente pela internet. Se você quer doar ou não dinheiro para a campanha, isso fica ao seu critério. Mas só não forme a sua opinião com base em boatos.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

4 comentários em “Globo fica com 90% do dinheiro do Criança Esperança #boato

  • 16/03/2017 em 01:23
    Permalink

    Acabei de ler o link do WikiLeaks sugerido na reportagem. Constatei que o texto da matéria não tem a menor coerência com a denúncia do WikiLeaks. O documento original questiona a forma como a o escritório UNESCO no Brasil administra a taxa de serviço de 10% cobrada da organização do Criança esperança.
    Esta é mais uma matéria falsa, mas desta vez a evidência está no próprio corpo do texto.

    Resposta
  • 04/07/2016 em 19:06
    Permalink

    Notícias verdadeiras só saem na Globo e Veja. Sabem de nada inocentes…..

    Resposta
  • 03/07/2016 em 04:30
    Permalink

    MAIS UM DEFENSOR DA GLOBO QUE TENTAR DESMENTIR ALGO QUE DIZ QUE É FALSO, SEM PROVA CONTRÁRIA QUE REALMENTE FALSO.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)