Bandidos colocam garrafa de plástico em pneu para roubar carros #boato

Boato – A polícia alerta para nova tática dos bandidos. Agora, eles estão colocando uma garrafa de plástico no pneu do seu carro para assaltar.

Um dos tipos de boatos mais clássicos (e ridículos) da internet é o que fala de táticas mirabolantes dos bandidos para realizar assaltos. Aqui no Boatos.org já falamos de uma dúzia de histórias do tipo. Já falamos de ovos no para-brisas, da história das crianças chorando e outras (juntamos muitas destas neste “conto” sobre o Cândido). Hoje, vamos falar de mais uma delas.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

De acordo com textos escritos em português de Portugal e um vídeo gravado por youtubers mexicanos, os bandidos estão usando uma nova tática para realizar assaltos. Eles estão colocando uma garrafa vazia de plástico no pneu dos carros para realizar assaltos. O texto que circula online aponta que a polícia que fez o alerta. “Polícia alerta: se encontrar uma garrafa de plástico no pneu de seu carro, você pode estar em perigo”, diz o título do texto.

Depois disso, o texto explica a “dinâmica dos bandidos”: “Primeiro, o criminoso coloca esse objeto na roda dianteira do lado direito do nosso carro. Quando arrancamos e ouvimos um barulho estranho, o som da garrafa sendo esmagada, o nosso primeiro instinto é sair do veículo e verificar. Mas é quando o dono sai do carro para ver o que aconteceu que os ladrões entram em ação…”, diz o texto.

Quando a postagem fala em “entrar em ação”, ela quer dizer que os bandidos se aproveitam do momento de distração para entrar no carro e sair com ele em disparada. No final, o texto chama o vídeo (ele está em espanhol, mas dá para entender a dinâmica). Leia o texto e assista ao vídeo:

Print da notícia falsa que fala que bandidos estão usando garrafas em pneu para assaltar
Print da notícia falsa que fala que bandidos estão usando garrafas em pneu para assaltar

Polícia alerta que estão botando garrafa em pneu para roubar carros?

Nos países em espanhol, em Portugal e, claro, no Brasil, a história viralizou muito (só o vídeo no Youtube teve mais de 2 milhões de visualizações). Mas será mesmo que a polícia alertou que a nova tática dos bandidos é colocar uma garrafa de água no pneu de um carro? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, o alerta do roubo com garrafa no pneu (tanto em formato texto como em vídeo) segue aquele velho enredo dos boatos online (atente-se para os itens informação vaga e caráter alarmista). Isso já nos faz desconfiar da história.

Mesmo assim, tentamos dar um crédito para a tese e fomos procurar por algum caso do “incrível roubo com a garrafa de água”. Como era de se esperar, não achamos nenhum relato sobre o assunto no México, na Espanha, em Portugal, no Brasil e nem no Malawi ou Papua Nova Guiné (ok, no Malawi em Papua Nova Guiné não procuramos). Isso nos faz crer que a história “brotou” na internet.

Uma informação importante: a tese do assalto com garrafas surgiu primeiro no vídeo mexicano e depois que “foi” para os blogs  (tanto em espanhol como em outros idiomas). A informação é importante porque o canal do Youtube que publicou o vídeo se chama “Gatinhitoluz” e é de humor. Na descrição, há inclusive a informação que você encontrará algumas “Bromas” postadas. Em bom português, “brincadeirinhas”.

Resumindo: o alerta que aponta que bandidos estão usando garrafas de água em pneus de carros não foi dado pela polícia, não há um caso sequer notificado e a história nasceu em um Youtube de humor. Precisa dizer mais alguma coisa ou temos que desenhar que é boato?

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

3 comentários em “Bandidos colocam garrafa de plástico em pneu para roubar carros #boato

  • 17/12/2017 em 12:48
    Permalink

    Por que os bandidos colocam a garrafa, esperam o motorista dar a partida, sair,ouvir o estouro e parar? Deviam as assaltar logo que a vítima estivesse entrando no carro.

    Resposta
  • 27/11/2017 em 22:29
    Permalink

    A ideia não é má. Acho que a partir de agora os bandidos vão usar essa tática. hehehehe

    Resposta
    • 14/12/2017 em 12:05
      Permalink

      Concordo! Tem lógica! Em vez de alerta, vira receita!!!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)