Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Furacão 4x mais forte do que Irma deve chegar ao Brasil, prevê meteorologia #boato

Furacão 4x mais forte do que Irma deve chegar ao Brasil, prevê meteorologia #boato

Boato – Segundo o IMBRAIM, um furacão 4 vezes mais forte que Irma pode atingir o Brasil ainda essa semana.

O Irma, que deixou 38 mortos no Caribe e 6 nos Estados Unidos, chegou a ser um furacão de categoria 5, a mais alta da escala Saffir-Simpson. O Irma é o primeiro da história a manter por mais de 24 horas ventos de cerca de 297 km\h e causou destruição.

Depois do Irma, a ameaça agora é outra, de acordo com um texto que circula online. Segundo informações de um “notícias”, um furacão 4 vezes mais forte do que Irma deve chegar no Brasil nos próximos dias. Os bombeiros de todo país já se preparam para a chegada da tempestade. Leia o que diz a mensagem, publicado por alguns blogs:

Print do texto que aponta furacão 4x mais forte do que Irma no Brasil
Print do texto que aponta furacão 4x mais forte do que Irma no Brasil

Furacão 4x mais forte do que Irma deve chegar ao Brasil, prevê meteorologia?

O texto alerta para a chegada de um furacão 10 vezes mais forte que o Katrina, que devastou os EUA em 2005. Mas será mesmo que um furacão vai colocar o Brasil em alerta hoje? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Pois bem. O primeiro ponto que denuncia a farsa está no fato de que o texto não passa de uma versão requentada de uma balela já desmentida em 2013. A segunda está no fato de que, assim como no boato antigo, o tal IMBRAIM (Instituto de Meteorologista Brasileiro Associado Internamente) nem existe.

Na época, o próprio Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esclareceu o caso e afirmou que não existia nenhuma ameaça no Atlântico Sul. O Climatempo e o jornal a Hora de Santa Catarina também desmentiram o caso.

Para além disso, saiba que a fonte não é lá essas coisas. Afinal, o site é figurinha carimbada nas páginas do Boatos.org. O “Revista NP” já publicou notícias como a do homem que ejaculou na passageira e foi espancado na cadeia e a revista inglesa elegeu Lula como o presidente mais corrupto do mundo.

Por fim, ao procurarmos informações sobre o assunto não encontramos nada, o que pode ser considerado, no mínimo, estranho já que se a notícia fosse real estaria estampada na capa dos principais meios comunicação do país.

Sendo assim, podemos afirmar que o furacão 4x mais forte do que Irma deve chegar ao Brasil é #boato. Ou seja, o alerta da tempestade catastrófica não passa de mais uma dessas histórias que circulam pela internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão do leitor R Sombrio e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.