Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Furacão vai atingir o Rio de Janeiro no fim de semana #boato

Furacão vai atingir o Rio de Janeiro no fim de semana #boato

Boato – Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta que um furacão vai chegar ao Rio de Janeiro no próximo fim de semana.

Nos últimos anos se tem algo que tem dado o que falar é o clima. As mudanças climáticas, que são nítidas para a população do país e do mundo, têm deixado pessoas apreensivas e até surpresas.

Alerta falso diz que furacão vai atingir o Rio de Janeiro no fim de semana
Alerta falso diz que furacão vai atingir o Rio de Janeiro no fim de semana

Afinal, de que outro modo reagir à neve em cada vez mais pontos do sul do Brasil, às temperaturas mínimas na primavera em São Paulo, aos ventos de mais de 100 km/h em Santa Catarina ou às secas e às chuvas fora de época?

Difícil também é não se assustar com o alerta de furacão que, supostamente, foi emitido no Rio de Janeiro. Segundo a postagem em uma página do Facebook, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso de que no fim de semana um “ciclone/furacão” vai chegar às praias do Rio. Confira:

ALERTA CICLONE/FURACÃO NO RIO DE JANEIRO PRÓXIMO SÁBADO OU DOMINGO 16/17 DE DEZEMBRO!

Estava indo para o oceano mas parece que esta voltando para o continente na direção do Rio. E se ficar muito proximo da costa ai irmão prepare-se para o estrago. É veridico e está no site do INMET, até quinta-feira a Marinha deve nomea-lo com o nome de “EÇAÍ ou GUARÁ” esse ciclone subtropical.

#Oremos

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Enquanto essa informação já rendeu mais de 3 mil compartilhamentos, em uma postagem semelhante em outro perfil, quem supostamente avisou do “ciclone/tempestade” foi a Marinha:

A MARINHA ANUNCIA UM CICLONE/TEMPESTADE , ( GRAU 1 ) VINDO EM DIREÇÃO AO RJ PARA DOMINGO OU SEGUNDA. ENTÃO GALERA, FIQUEM ATENTOS

Um furacão vai atingir o Rio de Janeiro no fim de semana?

A reposta para essa pergunta é, claramente, não. Os alertas que anunciam esses eventos climáticos preocupantes no Rio são, na verdade, um recado inventado e espalhado por aí sem cuidado e que cita duas fontes de confiança. Nada diferente da formulazinha de mentiras da web que já falamos várias vezes aqui.

O fato é que nem a Marinha e nem o INMET emitiram alertas de furacões no Rio. Procuramos por avisos ou conteúdos informativos sobre ciclones, tempestades e furacões nos sites das duas instituições e não foi possível encontrar nada que remetesse a um alerta sobre o tema.

A única informação que achamos no site do INMET é que chuvas intensas são esperadas no Rio. No caso da Marinha, há apenas notícias antigas sobre a situação do tempo no estado, nada sobre o futuro.

Além disso, o Centro de Operações Rio (COR) postou em sua página no Facebook que não há nenhum alerta ou previsão de furacão para o fim de semana. Segundo o órgão, para os próximos dias esperam-se chuvas típicas de verão e no domingo se espera a chegada de uma frente fria vinda do sul. O mesmo está no site Climatempo.

A título de esclarecimento, vale ressaltar que todo furacão é um ciclone, mas o contrário não é válido. Ciclones são tempestades com ventos que giram em torno de seus centros e os furacões são ciclones formados no mar. Ou seja, são um conjunto de tempestades tão intensas que resultam em ventos muito fortes, chuva e ressaca. Eles podem durar muitos dias e se locomover pelo oceano. Nessa matéria do Terra eles explicam cada diferença entre os tipos de ciclone.

Resumindo, não vai ter ciclone furacão chegando às praias do Rio de Janeiro no fim de semana. Essa história é falsa tanto quanto o tal alerta que dizem ter sido emitido. Na dúvida, aquela olhadinha rápida na previsão do tempo (verdadeira) sempre ajuda.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Emilia Tornelli, Eliane Florenzano, Aninha das Cadongas, Helaine Nany e diversos leitores por WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.