Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fotomontagem mostra peixe-porco pescado no Rio Grande do Norte

Fotomontagem mostra peixe-porco pescado no Rio Grande do Norte

Peixe-porco teria sido pescado no Rio Grande do Norte
Peixe-porco teria sido pescado no Rio Grande do Norte

Boato – Um peixe com focinho e orelha de porco foi encontrado em na cidade de Antonio Martins, no Rio Grande do Norte.

A informação de uma grande descoberta marinha tem se espalhado em blogs e nas redes sociais. A foto mostra um peixe com cabeça de porco! Isso mesmo! Um peixe com focinho e orelhas suínas. A notícia se espalhou na web desde maio de 2013 e diz que o animal foi pescado em Antonio Martins, no Rio Grande do Norte. Leia o texto:

Isso não é uma história de pescador. Segundo o blog Almino Afonso Agora Informa, um peixe com características de um porco foi pescado no Açude Tamanduá (28/05/2013), que fica no município de Antonio Martins-Rn.

Como podemos observar na foto, o bicho tem uma mutação genética com parte do corpo de peixe e cabeça com caracteres de um porco. Ainda de acordo com o blog, a população está assustada, achando que é coisa do “cão”. Não é pra menos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Mas será que é verdade? A resposta é não. O boato foi publicado pela primeira vez no “An Aspiring Mekubal”, um blog de humor inglês, em 21 de fevereiro de 2013. Desde então, a foto do peixe-porco vem circulando acompanhada de versões diferentes que no fundo tem o mesmo propósito: enganar o leitor.

Um exemplo é o do jornal francês “L’Indépendant” que também registrou a pesca desse animal mutante. Uma notícia retrata a reação do pescador Bonnet ao retirar o animal da água depois de 51 minutos de luta. A publicação feita em 1º de abril foi uma brincadeira com os leitores, em homenagem ao dia da mentira. Sim! O peixe porco não existe!

Ao analisar a fotomontagem percebemos algumas falhas que deixam claro a manipulação. A mesclagem entre a cabeça do porco e as escamas do peixe está embaçada, provavelmente para disfarçar a colagem. Os dedos que seguram a cabeça do peixe também estão fora de foco.

Uma rápida pesquisa em sites de busca mostra diversos exemplos dessas “bizarrices”. As montagens mostram animais, plantas e até pessoas em misturas mais que criativas. Confira fotos de algumas dessas criaturas estranhas:

Portanto, não existe peixe-porco! Aliás, existe um peixe porco, mas é só no nome! Ele tem a aparência de um peixe comum e recebeu esse apelido por emitir um ronco parecido com o dos suínos. Um peixe com focinho e orelhas não passa de um fruto de imaginação e das criações no photoshop.