Foto de ponte rachada assusta internautas; saiba onde fica

Boato – Rachadura em ponte está aumentando e ela ameaça cair a qualquer momento.

Ao que parece é muito comum ao brasileiro a síndrome da perda de memória recente. Isso ou somos, em grande maioria, muito distraídos. Ou, a pior hipótese é que gostamos de ser desinformados e enganados.

Boato de rachadura em ponte se espalhou para outros estados e voltou a assustar pessoas nas redes sociais
Boato de rachadura em ponte se espalhou para outros estados e voltou a assustar pessoas nas redes sociais

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Há pouco mais de um ano desmentimos aqui no Boatos.org a história da rachadura na ponte Rio-Niterói, a maior do país. Com tráfego anual de mais de 55 milhões de veículos, a ponte que liga a capital carioca a cidade de Niterói é muito importante.

De forma totalmente compreensiva, muita gente se assustou com a foto de uma rachadura enorme na ponte que foi compartilhada nas redes ano passado. A comoção das pessoas foi tanta que a então concessionária da ponte, a CCR, emitiu uma nota de esclarecimento sobre a suposta rachadura.

Pois não é que a foto está abalando as redes sociais outra vez? Isso mesmo, há uma semana uma usuária do Facebook repostou a foto da ponte Rio-Niterói e a imagem está causando muita comoção. Confira a legenda:

‘Amigos, usuários da segunda ponte estamos correndo risco de vida, pois a mesma encontrar-se com uma enorme rachadura que aumenta à cada dia, e os órgãos responsáveis finge que de nada sabe, então por favor ajudem a compartilhar e que Deus nos guarde’.

A espécie de pedido de socorro junto com a imagem da suposta rachadura já rendeu 148.650 compartilhamentos, e muito provavelmente quando encerrarmos esse texto esse número terá aumentado. Acontece que algumas pessoas estão confusas porque a legenda não explica a que ponte se refere e onde ela fica nem associa a imagem à ponte Rio-Niterói.

E pior, a falta de informação resultou no compartilhamento da foto em vários estados com a rachadura sendo atribuída a pontes diferentes. Em uma busca rápida encontramos a imagem sendo associada à ponte Presidente José Sarney, no Maranhão; a uma das pontes que liga a Ilha de Florianópolis ao continente em Santa Catarina; a um pontilhão em Araraquara, interior de São Paulo; à Segunda Ponte, no Espírito Santo e até mesmo a uma ponte no Vale do Reginaldo, em Maceió, Alagoas.

As pessoas esqueceram que essa história da rachadura já foi desmentida e que não se trata de um problema, mas sim de um recurso de engenharia civil necessário. Chamada de junta de dilatação, o vão na ponte foi feito propositalmente para permitir que a estrutura suporte as variações térmicas (contração e dilatação) sem rachar.

Como comentamos no início do texto, essa história da rachadura foi desmentida aqui no site e até virou notícia no G1 e no O Globo ano passado. Os argumentos e explicações permanecem os mesmos, a única alteração de lá para cá é que a CCR deixou de ser a concessionária da ponte. Só isso.

Então, esclarecido que essa rachadura mostrada na foto não é na verdade uma junta de dilatação e que essa foto corresponde à ponte Rio-Niterói, voltemos à verdadeira questão de hoje: ou o brasileiro sofre de perda de memória recente, ou é distraído por natureza, ou gosta mesmo de ser enganado/desinformado.

ps: O número de compartilhamentos já chegou a 148.754, opa, 148.765, 148.944 e subindo.

5 comentários em “Foto de ponte rachada assusta internautas; saiba onde fica

  • 25/08/2016 em 23:02
    Permalink

    A primeira vista quando vi esta fenda pela definição da abertura muito equidistante não se assemelha a uma abertura por rachadura. Entretanto tem alguns pontos que não encontrei coerência e é o seguinte; existe uma foto que não consigo mais localizar que se vê todo o tamanho deste tabuleiro de uma coluna a outra. A grosso modo o lado esquerdo desta abertura tem o tamanho até a coluna da esquerda aproximado a quatro vezes maior que o lado direito até a coluna do lado direito. Devido ao seu tamanho o tabuleiro do lado esquerdo da abertura tem um balanço bem maior que o direito estando este mais suscetível a oscilações verticais provenientes de diversos fatores. Se ele oscilar verticalmente, não encontra na sua extremidade nenhum ponto de apoio, e se aumentar demasiadamente a carga sobre este lado do tabuleiro, não sei se possa vir a ceder. Se observarmos esta abertura possui um dente horizontal que parece feito para este fim, o apoio do tabuleiro do lado esquerdo caso seja submetido a uma sobrecarga, só que este dente esta em posição ao contrário de como deveria estar. Gostaria de saber que explicação tem para o dente estar nesta posição da foto e não ao contrário.

    Resposta
  • 09/09/2015 em 05:56
    Permalink

    essa ponte se chama segunda ponte e liga a ilha de vitoria a vila velha e cariacica e esse vão é visivel a qualquer hora do dia

    Resposta
  • 14/07/2015 em 10:55
    Permalink

    Conforme foi amplamente divulgado, a Ponte-Rio Niterói não mais pertence à CCR. Após concessão, a ponte passou, desde junho, a ser administrada pela Ecorodovias. Uma busca rápida no google pode ajudar na checagem de informações.

    Resposta
  • 11/07/2015 em 12:39
    Permalink

    Essa ponte e aqui me Teresina nao no Rio melhore mais aonde forem saber onde e!

    Resposta
  • 11/07/2015 em 12:39
    Permalink

    Essa ponte e aqui me Teresina nao no Rio melhore mais aonde forem saber onde e!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)