Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Foto de criança com cachorro na lama é de Mariana (MG) #boato

Foto de criança com cachorro na lama é de Mariana (MG) #boato

Boato – Menina é flagrada suja de lama e com cachorro depois de desastre em Mariana (MG).  

Juntamente (e disputando com ela) à tragédia que aconteceu em Paris, o desastre de Mariana tem monopolizado as atenções na internet. Junto com as tentativas de investigações, informações e imagens falsas circulam online. Já falamos de um vídeo falso sobre o local. Hoje vamos falar de imagens.

Tem circulado na internet diversas imagens como se fossem da tragédia de Mariana. Uma delas mostra uma criança com um cachorro no meio da lama. Confira a imagem e leia o texto que a acompanha:

Em Minas Gerais… Uma imagem vale mais do que mil palavras […] PELO AMOR DE DEUS, PAREM DE FALAR DA FRANÇA! Precisamos forçar a mídia nacional a dar mais atenção ao desastre de Mariana!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Apesar de realmente a tragédia de Mariana merecer destaque na mídia, a foto é falsa. Desde 2013, ela circula na internet. Não conseguimos achar a origem dela, mas ela foi muito compartilhada em sites da Rússia como é possível ver nessa postagem de 2014 no Google Plus.

Resumindo: a foto não é da tragédia de Mariana. É apenas a imagem de uma criança com um cachorro na lama que, muito provavelmente teve origem na Rússia. Mistério número 1 desfeito. Logo chegarão mais textos sobre fotos falsas na tragédia.

PS II: este artigo foi uma sugestão do leitor Luiz Alacarini. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.