Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fantasma aparece em cemitério e se esconde atrás de árvore, mostra vídeo #boato

Fantasma aparece em cemitério e se esconde atrás de árvore, mostra vídeo #boato

Boato – Homem decide gravar um vídeo no cemitério e, quando menos espera, filma um fantasma que se esconde atrás da árvore e some.

Se existe uma coisa que tira o sono de muita gente, essa coisa é a publicação de vídeos sobrenaturais. Para ajudar, a internet está recheada de diversas opções do gênero. É só você digitar “vídeos sobrenaturais” e pronto. Sucesso e pesadelos garantidos.

O assunto mexe tanto que, nessa semana, um vídeo que mostra um suposto fantasma viralizou na web. Segundo a postagem, um homem estava gravando imagens do cemitério, quando flagrou um fantasma se escondendo atrás de uma árvore. O homem vai atrás do espírito, mas quando chega na árvore, percebe que ele sumiu. Confira a mensagem (na versão brasileira) e a filmagem:

Este vídeo foi gravado em um cemitério no Rio de Janeiro. Repare que bem lá no fundo, onde há uma árvore, alguma coisa se esconde quando o cinegrafista amador vira a câmera em sua direção. O que seria isso? Talvez você esteja pesando que seja alguém que foi visitar um ente querido que já se foi, ou algum religioso querendo fazer algum tipo de ritual no cemitério.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Isso porque você ainda não viu a parte final do vídeo. O cinegrafista também achou que fosse algum visitante, algum ladrão ou algo do tipo e foi atrás de um possível homem que por um acaso estaria se escondendo. Mas ao chegar lá, não havia nada, absolutamente nada. A criatura simplesmente desapareceu sem deixar rastros. Diante disso, o cara não pensou duas vezes e saiu fora.

Vídeo mostra fantasma que apareceu em cemitério e se escondeu atrás de árvore?

Deu até um arrepio, não é mesmo? Mas antes de começar a rezar um Pai Nosso e pensar que você não vai conseguir dormir à noite, eu tenho uma coisa pra te contar. Esse vídeo não passa de boato. E se você quiser saber mais detalhes, continua lendo.

Nessa semana, a mesma história começou a circular como sendo em várias cidades no Brasil. Em uma semana, o cemitério pertenceu a municípios de Sergipe, Rio de Janeiro e outros estados. Isso por si só já é um indício de boato.

O ponto é que o vídeo não foi gravado no Brasil. Essa informação pode ser facilmente confirmada quando o homem não encontra o fantasma e solta um xingamento (“marica”) com um forte sotaque latino-americano. E o curioso é que, em espanhol, a história também circulou como sendo em diversos países da América Latina: Argentina, Peru, Chile, Colômbia, México etc.

Mas vamos a análise do vídeo! É impossível negar que exista um consenso sobre certas reações. Uma delas é quando você vê algo inesperado ou algo que não consiga explicar. A reação natural seria um susto (por medo, espanto ou surpresa). Em um cemitério, então? E o mais estranho é que não observamos essa reação no homem que está fazendo as imagens.

Outra reação natural seria chamar ou perguntar pela pessoa que teria o surpreendido (“ei, tem alguém aí?”, “oi, você precisa de ajuda?”, etc) ou ir andando com receio até o local ou ainda sair correndo na direção oposto sem olhar pra trás (gente, estamos falando de uma coisa estranha dentro do cemitério!).

Mas o que o homem do vídeo faz? Ele sai correndo em direção ao suposto fantasma como se fosse do Ghostbursters. Todas essas reações estranhas ajudam a evidenciar que a cena toda foi planejada (não houve surpresa, medo ou desconfiança pela coisa que não deveria estar ali).

Estranho também é o modo como ele usa a câmera. É uma cena limpa (ele move a câmera linearmente), a gravação é lenta e sem tremores. Se o suposto fantasma tivesse aparecido de surpresa, no mínimo, ele iria tremer a câmera na primeira aparição. E isso não ocorreu.

Ainda falando sobre o vídeo, percebam que quando o suposto fantasma surge e anda em direção à árvore, a gravação termina bem à esquerda, cortando o restante da travessia do espírito (e, inclusive, a árvore). E percebam também que o giro da gravação, na verdade, foi uma técnica para parecer que o fantasma passou entre os túmulos.

Além disso, há um detalhe na versão mais antiga que encontramos da filmagem. Ela é de dezembro de 2017, como sendo na província de Chaco, na Argentina. E, bem, se você der uma olhada no canal da pessoa que enviou esse vídeo, vai encontrar outros vídeos sobre “fantasmas” produzidos por ele (com “técnicas de filmagem”). Por fim, um usuário publicou uma foto da provável mulher que serviu de modelo para o fantasma. O fundo da foto, por sinal, parece ser do cemitério do vídeo.

Sendo assim, o vídeo não passou de uma “broma” (piada). Não existe nenhum fantasma que se escondeu atrás da árvore no Brasil, nem na Argentina, muito menos no Peru, Chile, Colômbia ou México. A cena foi premeditada e o homem que faz a gravação nem se mostrou surpreso com a aparição do suposto fantasma. Ou seja, esse fantasma é só um #boato. Não compartilhe! Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.