Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fábrica de mendigos é descoberta no Rio de Janeiro #boato

Fábrica de mendigos é descoberta no Rio de Janeiro #boato

Boato – Esquema de mendigos falsos que extorquem pessoas no Rio de Janeiro é desmascarado em reportagem de televisão.

A desigualdade social é um problema sério para o qual não há como fechar os olhos. Segundo dados internacionais em 2015 chegamos ao absurdo de que 1% da população mundial retinha concentrava metade do rendimento do planeta inteiro.

No Brasil a desigualdade social figura entre um dos principais desafios a serem superados governo após governo, e faz com o que o país esteja a mais de 100 posições abaixo de nações europeias que lideram o ranking de igualdade.

Diante disso, temos nas ruas das grandes capitais brasileiras e até mesmo nas pequenas cidades pessoas muito pobres e pedintes à deriva. Os mendigos se tornaram recorrentes e estão aí diariamente para lembrar a desigualdade. No entanto, nem todos representam de fato esse problema, já que, segundo uma reportagem compartilhada na internet, existe uma fábrica deles. E ela fica no Rio de Janeiro.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Isso mesmo, segundo a denúncia, no Rio pessoas tem comprado produtos para se disfarçarem de mendigos e pedir dinheiro nas ruas. O esquema teria sido desmentido por uma câmera escondida do telejornal JS. Confira a matéria:

Descobriram uma fábrica de mendigos no Rio de Janeiro?

Embora seja revoltante saber que pessoas estão se valendo da bondade alheia para ganhar dinheiro de forma tão mesquinha nas ruas da capital fluminense, é melhor saber que essa história não é verdadeira. Muito pelo contrário, ela é inteiramente falsa e literalmente uma piada.

A reportagem acima do telejornal JS nada mais é que uma brincadeira do programa Sensacionalista, que era transmitido no canal Multishow. E o diferencial do Sensacionalista era justamente esse: o programa fazia escárnio das situações mais variadas e criava histórias absurdas. Ah, e os verbos estão no passado por uma razão lógica, o programa foi encerrado e não é mais apresentado.

Aliás, não é a primeira vez (provavelmente não será a última) que as pessoas compartilham reportagens do Jornal Sensacionalista como verdadeiras. Aqui no site já esclarecemos, por exemplo, a história da professora que cometeu um crime de propósito para ficar presa e descansar. Obviamente também era uma piada.

Portanto, estejam atentos porque os conteúdos do Jornal Sensacionalista são falsos e isso é proposital. A proposta do veículo era essa. Brincar assumidamente com as notícias não é boato, mas repassar esse tipo de conteúdo fazendo crer que tudo é verdade, isso é. Então atenção para não serem os boateiros ou os ignorantes de hoje.

PS: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Eloisa Fênix e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.