Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Exame de raio-X mostra barata no peito de um homem de Rondônia #boato

Exame de raio-X mostra barata no peito de um homem de Rondônia #boato

Boato – Em Porto Velho (Rondônia), um exame de raio-X detectou uma barata no peito de um homem. Depois se descobriu que a barata estava na máquina de raio-X do hospital brasileiro.

Diariamente, nos deparamos com diversas notícias bizarras. Com isso, a editoria de “weird news” acaba sempre sendo uma das mais lidas de portais de notícias e em redes sociais. O grande problema é que nem sempre essas notícias “inacreditáveis” merecem crédito. É o caso da nossa história de hoje.

Começou a circular em redes sociais uma história insólita. Em alguns casos, foi descrito que o caso ocorreu em Porto Velho (RO). Em outros, foi dito que aconteceu em uma “cidade brasileira”. Nas duas versões, a história trata de um homem que sentia fortes dores no peito e foi a um hospital fazer um raio-X.

O “causo” aponta que a máquina detectou uma barata no peito do homem. Desesperado, ele foi fazer um exame nos EUA e aí descobriu que era a máquina de raio-X (de um hospital público) que estava com uma barata. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Em Rondônia tudo e passível. Na cidade de porto velho um homem sentia fortes dores no peito foi ao hospital público fez um raio-x, foi diagnosticado com uma barata viva em seu tórax, precisava ser submetido a uma cirurgia, só que essa mesma só poderia ser feita em um hospital do Estados Unidos EUA, então o homem vendeu tudo o que tinha casa, carro, móveis, juntou dinheiro e foi para o Estados Unidos, chegando lá foi submetido a fazer outro raio-x e foi confirmado que a barata estava no aparelho de raio-x do hospital público de porto velho

Exame de raio-X mostra barata no peito de um homem de Rondônia?

A insólita história foi muito compartilhada na internet. E vamos combinar que ela até que é interessante. Interessante e falsa. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

O primeiro ponto que denuncia a farsa está no fato da história ter sido escrita como se tivesse acontecido em diversos locais diferentes. Além de Porto Velho e “uma cidade brasileira”, a história já circulou muito no exterior (achamos uma versão Zimbábue). Só o fato do “causo” ter inúmeras versões já nos faz desconfiar.

O segundo ponto está no fato de a história ter as principais características de boatos online (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes). Além disso, não há uma reportagem séria a respeito do assunto.

Ao procurar mais sobre a imagem, descobrimos que ela é uma montagem (das mais grotescas). Os sites Snopes e Hoax-Slayer apontam que a imagem original é essa. As páginas também apontam que o boato surgiu em 2012 e passou a ser adaptado em outros idiomas com o passar do tempo (como vimos nesta versão brasileira).

Resumindo: a história que aponta que um homem foi diagnosticado com uma barata no peito por causa de uma aparelho de raio-X com defeito não só não ocorreu em Porto Velho (Rondônia) ou outra cidade brasileira como também é falsa. É mais uma fake news que circula na web.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164