Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Evo Morales vai invadir o Brasil? Entenda o caso

Evo Morales vai invadir o Brasil? Entenda o caso

Uma fala infeliz de Evo Morales causou um turbilhão na internet. No meio desse “aumento, mas não invento”, o Boatos.org vai explicar o caso para vocês.

Nos últimos dias, o Boatos.org recebeu diversos pedidos de leitores para apurar a história que aponta que o presidente da Bolívia, Evo Morales, teria planos de invadir o Brasil para defender o governo de Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores no caso de golpe militar.

Evo Morales iria invadir o Brasil, diz boato
Evo Morales iria invadir o Brasil, diz boato

Junto aos pedidos de apuração, os leitores nos enviaram um vídeo da Telesur no qual Evo Morales faz um discurso inflamado justamente falando em defesa “da democracia” e que colocar as Forças Armadas da Bolívia se fosse preciso. Nas nossas apurações, chegamos à conclusão de que Evo Morales realmente deu essa declaração infeliz. Assista no vídeo abaixo (em espanhol):

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Normalmente, nós do Boatos.org ignoramos a pauta quando isso acontece. Temos como principal missão desmentir informações falsas e nesse caso poderíamos confundir vocês ao falar que a história é verdadeira. Porém, resolvemos escrever o texto para explicar o que há de verdade e mentira na história da invasão de Evo Morales ao Brasil. Então, vamos aos fatos:

1) Evo Morales falou sobre golpe de estado no Brasil

O vídeo e a matéria da Telesur comprovam que Evo Morales realmente fez uma defesa pública de Dilma e do Partido dos Trabalhadores. Talvez até ele esteja desinformado achando que há alguma chance de golpe de estado no país, mas sim ele falou sobre o assunto.

2) Evo não falou em invasão ao Brasil e nem em militares

Assistimos muitas vezes o vídeo de Evo Morales e em nenhuma vez ele fala sobre golpe militar. O que ele chama de “golpe de estado” seria o impeachment de Dilma (o que só poderá acontecer por vias legais e aí não seria golpe). Também não falou nenhuma vez em invadir o Brasil.

3) Mesmo que tivesse “golpe”, Evo não invadiria o país. Se invadisse, perderia feio

Apesar de ter falado “com orgulho” sobre “defender a democracia”, mesmo que ocorresse um golpe militar Evo não conseguiria fazer nada com o Brasil. Esse texto da Revista Mundo Estranho aponta que o efetivo boliviano tem 25 mil homens. Muito menor do que o do Brasil, que é no mínimo dez vezes maior. Evo não seria louco (ou burro) de entrar em uma guerra dessas.

4) Não haverá golpe militar no Brasil

Um detalhe: não há a mínima chance de golpe militar no Brasil. Apesar de uma minoria barulhenta pedir a volta dos militares ao poder, é improvável que isso aconteça. Até os próprios militares acham improvável que isso aconteça como é possível ver o que foi dito no encontro de generais da reserva. 

Concluindo: Evo Morales falou sobre o Brasil e defendeu Dilma publicamente. O resto é balela, exagero e lenha na fogueira.

Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Alder Silva, Neiva Camargo e Marcia Barth . Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.