Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Estado Islâmico queria explodir Cristo Redentor, diz informação falsa

Estado Islâmico queria explodir Cristo Redentor, diz informação falsa

Boato – Reportagem da CNN aponta que Estado Islâmico queria explodir Cristo Redentor junto com ação terrorista na França.

Como já foi dito em outras postagens aqui no Boatos.org, uma onda de boatos que começou a aparecer na internet após os ataques terroristas do Estado Islâmico na França. Depois das informações (falsas) de que o Brasil poderia ser o próximo alvo e de que a Terceira Guerra Mundial estaria próxima a chegar, vamos falar a respeito de um suposto plano do Estado Islâmico.

Estado Islâmico queria explodir Cristo Redentor, diz hoax
Estado Islâmico queria explodir Cristo Redentor, diz hoax

Circula na internet e por WhatsApp a informação de que o Estado Islâmico queria explodir o Cristo Redentor no mesmo dia em que realizou a ação terrorista na França. De acordo com o texto, a reportagem seria da CNN e a descoberta teria sido feita pela Polícia Federal, FBI e Polícia Francesa. Leia:

Estado Islâmico queria explodir Cristo  Redentor junto com ação terrorista na França (CNN Special)

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Documentos descobertos e mantidos em sigilo pela  Polícia Federal do Brasil, FBI e Polícia Francesa revelam que o Estado Islâmico (ISIS), teria ordenado a execução de um atentado no Brasil. O alvo da ação seria a estátua do Cristo Redentor, um dos símbolos mais conhecidos do Rio de Janeiro. Foram enviados para o seqüestro de um avião que seria lançado contra a  “estátua-símbolo dos infiéis cristãos”.

 Os registros da Polícia Federal dão conta de que os dois terroristas chegaram ao Rio no domingo, 1 de novembro , às 21h47m, num vôo da Air France. A missão começou a sofrer embaraços já no desembarque, quando a bagagem dos muçulmanos foi extraviada,seguindo num vôo para o Paraguai.

 Após quase seis horas de peregrinação por diversos guichês e dificuldade de comunicação em virtude do inglês ruim, os dois saem do aeroporto, aconselhados por funcionários da Infraero a voltar no dia seguinte, com intérprete. Os dois terroristas apanharam um táxi pirata na saída do aeroporto, sendo que o motorista percebeu que eram estrangeiros e rodou duas horas dando voltas pela cidade, até abandoná-los em lugar ermo da Baixada Fluminense. No trajeto, ele parou o carro e três cúmplices os assaltaram e espancaram.

O que se segue no texto é uma sequência de infortúnios que fazem os terroristas “fugirem” do Rio de Janeiro e desistirem do plano. É óbvio que quem leu todo o texto consegue perceber que é uma brincadeira (de mau gosto). Detalhe, a brincadeira não é nova. Já há alguns anos, uma outra versão do texto que falava que o talibã iria explodir o Cristo Redentor.

Se você ainda acha que pode haver a possibilidade de a história ter um fundo de verdade, saiba que nas nossas pesquisas não encontramos nenhuma reportagem (muito menos da CNN) que falasse sobre algum tipo de plano do Estado Islâmico no Brasil. Muito menos no Cristo Redentor. Como já falamos sobre isso nesse texto, é melhor você ler por lá.

Resumindo: não houve planejamento de ataque do Estado Islâmico no Cristo Redentor e nem no Brasil. Tudo não passou de uma brincadeirinha que circula pela internet e WhatsApp.

PS II: este artigo foi uma sugestão da leitora Elizabeth. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

Não é possível comentar.