Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Encosto de cabeça do carro pode quebrar vidro em emergências #boato

Encosto de cabeça do carro pode quebrar vidro em emergências #boato

Boato – Em casos de emergência, o encosto de cabeça do carro pode ser retirado para quebrar os vidros do carro.

Quem passa muito tempo dirigindo já passou por todo tipo de situação – das mais corriqueiras, como um pneu furado, bateria arriada, problemas com motor, até episódios mais graves. E é por isso que o “bom motorista” tá sempre preparado para qualquer situação.

Encosto de cabeça do carro pode quebrar vidro em emergência, diz boato
Encosto de cabeça do carro pode quebrar vidro em emergência, diz boato

Mas, como? A receita é simples: o encosto de cabeça do carro. De acordo com um post, que tem sido compartilhado no Facebook, o encosto é destacável e afiado e pode ser utilizado para quebrar vidros em caso de emergências. Leia o que diz a publicação:

Os encostos de cabeça de bancos dos carros são deliberadamente destacáveis e afiados, de modo que possam ser utilizados para quebrar o vidro do carro em caso de incêndio e/ou emergências.

Encosto de cabeça do carro pode quebrar vidro em emergência?

Um alívio. Se fosse verdade, sim. Mas, a verdade é que por mais verdadeira que essa “novidade” possa parecer, ela é falsa. Sem mais delongas, vamos entender o porquê dessa história não fazer nenhum sentido.

Primeiramente, não parece estranho o fato do encosto, que é um equipamento extremamente importante na proteção e minimização de consequências, em casos de alguma colisão, ser tão fácil de ser retirado?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Apesar de o texto afirmar que os encostos são fáceis de serem retirados, muitos vídeos na internet mostram que não é uma tarefa tão fácil. Já que é necessário o uso de ferramentas para retirá-lo. Além disso, o material não parece ser muito resistente.

Em outro vídeo é necessário retirar outras peças para finalmente conseguir retirar o encosto. Confira:

Ok. Já demonstramos que a história do encosto do carro não passa de mais uma falcatrua da internet, mas a título de curiosidade, saiba que quando posicionado corretamente o assento, além de tornar o percurso mais confortável, ele pode realmente ajudar a prevenir acidentes e melhorar a segurança em caso de um acidente.

Resumindo: o encosto de cabeça do carro não vai te salvar de um incêndio ou emergência. Ou seja, é mais aconselhável deixar um martelo no carro. Neste caso, parece que será bem mais útil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Zinca Gabriele, Mahmud Ahmed e Robson Almeida. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato pelo site ou Facebook.