Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Doblo cinza é usado em sequestro de crianças #boato

Doblo cinza é usado em sequestro de crianças #boato

Boato – Um homem e três mulheres disfarçados de fotógrafos estão sequestrando crianças com Fiat Doblo cinza.

O desaparecimento de crianças é um problema grave no Brasil. Por ano, ao menos 40 mil crianças e adolescentes somem no país. De um simples descuido na praia ao sério caso dos sequestros, estas ocorrências são diárias e não escolhem classe social, cor, idade ou endereço. E aí, nesse clima de insegurança, fica fácil que as pessoas caiam nos alertas que as redes sociais espalham sobre o tema.

Boato espalha que grupo está usando um doblo cinza para sequestrar crianças
Boato espalha que grupo está usando um doblo cinza para sequestrar crianças

O aviso mais recente indica que pais e mães precisam estar atentos a um carro específico – um homem e três mulheres estão disfarçados de fotógrafos e rondando dentro de um doblo cinza. Segundo o alerta, o grupo está sequestrando crianças. Confira:

Galera tem uma doblo cinza rondando pelo Centro e regioes proximas com 1 homem e 3 mulheres. Eles passam de casa em casa querendo tirar foto de crianças e falando que é para propaganda de loja. Esse veiculo tem ocorrencia de roubo. Tudo indica que eles estao sequestrando crianças. PLACA: OPG-3254 Doblo cinza Por favor repassem em todos os grupos e pessoas que voces conheçam

Estão usando um doblo cinza para sequestrar crianças?

Claro que não é impossível que se cometam crimes – de sequestro, inclusive – dentro de um doblo cinza. Nenhum carro está isento de ser usado para o mal, muito menos está livre de roubos. No entanto, este aviso que tem assustado as pessoas no WhatsApp não procede.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

O alerta traz aquelas características batidas de boato, erros de português, informações incompletas, tom alarmista e o velho pedido por compartilhamento. Junte-se a isso, o fato da polícia não ter recebido nenhuma denúncia recente de sequestro de crianças que se encaixe no que o texto diz. Inclusive, é muito comum que boatos sobre sequestradores de crianças em veículos suspeitos aparecem na web, aqui no site já desmentimos casos do tipo.

Além disso, de tanto que tem circulado a história do doblo cinza já foi até desmentida em diferentes cidades. Jaraguá do Sul (SC), Mariporã (SP) e Cafelândia (PR) são alguns dos locais em que o boato apareceu e a imprensa local tratou de esclarecer que era tudo mentira. Mesmo assim, como o alerta não especifica em que “centro e regiões próximas” o carro teria aparecido, é muito provável que o boato ainda apareça em muitos outros estados.

Para fechar, a única informação clara apresentada, a placa do carro, é justamente o que entrega de vez a história como falsa. Checamos no portal do Sinesp (Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública) a placa indicada e adivinhem… o carro registrado com a placa OPG-3254 não foi roubado, consta no sistema como “em situação legal”. E mais, o veículo sequer é um doblo, trata-se de um Volkswagen Polo, preta.

Logo, não há um doblo cinza sequestrando crianças, tudo, absolutamente tudo é balela.